População deve ter cuidado especial ao descartar agulhas e vidro quebrado

Terça-feira, 05 de janeiro de 2021


Ouvir matéria

O descarte inapropriado de resíduos pode causar acidentes de trabalho, especialmente com trabalhadores que atuam na coleta de lixo doméstico e também o lixo reciclável. Esta semana, colaboradores da Acaman (Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari), alertaram para a presença cada vez mais constante de agulhas e seringas descartáveis em meio ao material coletado.

Como este material pode transmitir doenças, além de causar lesões. Os trabalhadores deste setor importante para a cidade recebem os equipamentos de proteção individual (EPIs) e são orientados a utilizá-los de forma correta. Mas a população precisa fazer a sua parte, descartando de forma segura os materiais cortantes (como vidro quebrado e latas rasgadas) e perfurantes, como agulhas, pregos, parafusos e facas, entre outros. Na maioria são materiais recicláveis e não devem ir para o lixo comum.

O QUE FAZER

Pacientes que utilizam em suas residências material como agulhas, lancetas (perfurador da pele) e seringas, precisam ter cuidado dobrado na hora do descarte. A orientação a esses pacientes, geralmente portadores de diabetes, é que guardem as agulhas e seringas em um recipiente plástico com tampa e descartem em uma farmácia ou unidade de saúde, onde há coleta seletiva de material perfurocortante e destinação correta.

Basta colocar as seringas em uma garrafa PET que elas poderão ser jogadas no lixo. O importante é não descartá-las sem proteção, pois o risco de acidente e contaminação dos garis é muito grande. Apesar de todos os cuidados, a coleta de lixo precisa ser ágil e envolve volume considerável de resíduos, portanto os coletores trabalham bem rápido.

Segundo a Resolução nº 5/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), são materiais perfurocortantes as seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo em geral e qualquer material pontiagudo ou que contenha fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03