Combate à Dengue durante o enfrentamento ao Coronavírus

Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021


Ouvir matéria

A pandemia do novo coronavírus está preocupando a todos, mas é preciso ficar atento à dengue, em especial nesta época chuvosa e de muito calor ao mesmo tempo. É necessário que se saiba agir para evitá-la. A Secretaria de Saúde do Município, através do setor de Vigilância em Saúde, tem realizado campanhas de conscientização e os agentes estão diariamente nos bairros realizando a fiscalização e os levantamentos técnicos para o controle do mosquito transmissor da dengue.

O vírus da dengue é transmitido pela fêmea do Aedes Aegypti, um mosquito que pica durante o dia e que se multiplica através dos acúmulos de água parada, independente de ela ser limpa ou não.

A doença da dengue possui quatro formas diferentes, desde quase transparente, ou seja, sem sintomas aparentes, até quadros mais graves de hemorragia que pode levar ao choque e, consequentemente, ao óbito. É preciso ficar atento aos mínimos detalhes, pois quanto antes medicado maior são as chances de recuperação.

Entre os principais sintomas estão: A febre alta que  e dura até uma semana. Além disso, sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas juntas e musculares, vermelhidão no corpo são os principais indícios da dengue “comum”.

A dengue hemorrágica é o caso mais grave e que acontece menos, e seus sinais são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramentos espontâneos, pressão baixa, diminuição do xixi, cianose – coloração azul-arroxeada da pele, entre outros.

Você sabia que o mosquito da dengue consegue se proliferar rapidamente? E que apenas um mosquito vive em torno de 30 dias, sendo capaz de contaminar em média até 300 pessoas?

ÁGUA PARADA: NÃO DÁ!

Para evitar que essa doença continue fazendo vítimas é necessário:

–     Evitar o acúmulo de água nos vasos e pratos das plantas, latas, garrafas, pneus, ralos, piscina, e tudo o que pode manter a água parada;

–     Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

–     Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

–     Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

–     Mantenha tambores, barris ou tonéis vedados e abrigados em locais fechados, sem água acumulada em cima da vedação;

–     Os cacos de vidro colocados em cima do muro das casas também acumulam água, por isso, cubra os com areia.

CURIOSIDADES:

1. Os ovos do mosquito da dengue também podem se desenvolver em água suja;

2. Secar os reservatórios de água parada NÃO é o suficiente para combater a dengue, pois os ovos do mosquito pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água;

3. Colocar borra de café nos pratos das plantas NÃO mata os ovos da dengue porque o Aedes Aegypti consegue se desenvolver na borra do café. Para ter eficácia é preciso lavar com água e sabão, e depois colocar areia;

4. Apenas o mosquito contaminado pela dengue consegue transmitir a doença para a pessoa. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas NÃO desenvolvem a doença.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05