Dados mostram que prefeituras da região não devem relaxar medidas de prevenção à Covid-19

Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021


Ouvir matéria

Os dados acumulados da Covid-19 mostram que o Estado somava 557.856 casos confirmados e 10.169 óbitos até a última sexta-feira, 5 de fevereiro, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Na área da 15ª Regional de Saúde Maringá, que inclui Mandaguari, são mais de 47 mil casos confirmados, com pouco mais de 38 mil recuperados e 700 óbitos até agora, segundo os números computados pela Secretaria de Estado da Saúde.

A expectativa de uma vacina contra o vírus não deve ser motivo para as prefeituras relaxarem nas medidas de prevenção contra a disseminação da doença. As recomendações aos prefeitos eleitos ou reeleitos em novembro estão no Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19.

Dos 30 municípios da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), 28 já registraram óbitos em decorrência da Covid-19. A maior preocupação das autoridades de saúde da região é a de que os hospitais de referência para o tratamento da doença estão em Sarandi, Maringá e Colorado, numa região de quase 850 mil habitantes.

MANDAGUARI – Segundo o último boletim, divulgado na sexta-feira, 5 de fevereiro, Mandaguari tinha 1.436 casos confirmados, dos quais 1.225 descartados ou recuperados. Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, o município registrou 23 óbitos. Diante destes números e da dependência do município em relação aos hospitais de referência, que são poucos na regional de Maringá, a Comissão Covid-19, formada por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e da sociedade civil organizada, tem ponderado sobre novas medidas para o enfrentamento à pandemia. Esta comissão se reúne periodicamente e apresenta ao Poder Executivo sugestões para manutenção ou revogação de algumas medidas preventivas para evitar que o vírus circule no município.

VACINA – A chegada das primeiras doses de vacina, que está sendo aplicada em profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19 e para idosos residentes em asilos e casas de repouso, ainda não são o suficiente para que as pessoas abram mão dos cuidados básicos de higienização, uso de álcool em gel, máscaras, evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 13:00:38