Mandaguari inicia na terça-feira (11) vacinação de pessoas entre 55 a 59 anos com comorbidades

Sexta-feira, 07 de maio de 2021


Ouvir matéria

CONFIRA TAMBÉM OS TRÊS ANEXOS

Terá início na próxima terça-feira (11/05) a vacinação para o grupo de pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades que segue a definição do Plano Nacional de Operacionalização contra COVID-19 (FASE I – Vide Anexo).

De acordo com diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde, que consideram condições associadas de risco, foi incluído nesta etapa da vacinação nacional gestantes, puérperas, pessoas renais crônicas em diálise e pessoas portadoras da Síndrome de Down.

O fluxo para a vacinação de covid-19 seguirá o modelo atual, com as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Esplanada e Centro como referência. Os pacientes deverão procurar a Unidade de saúde a qual pertencem para agendamento de uma consulta médica, aonde serão avaliados para o fornecimento uma Declaração Padrão de Vacinação para Covid-19, caso se enquadre nas comorbidades descritas.

OBRIGATÓRIO

Será obrigatória a apresentação da Declaração Padrão – Vacinação Covid-19 para todos os usuários, pacientes do SUS ou particulares, no ato da vacinação; a declaração deverá estar preenchida, assinada e carimbada pelo profissional de referência médico ou nutricionista; assumindo este a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas.

As Unidades de Saúde deverão, de acordo com a demanda, atender essa população com comorbidades para avaliação médica e fornecimento das declarações; estabelecendo um dia específico para essa avaliação. A população com obesidade mórbida será avaliada pela nutricionista conforme a agenda disponível na unidade. As gestantes ou puérperas que realizam acompanhamento de pré-natal pelo SUS serão referenciadas a vacinação na UBS do Centro, as gestantes ou puérperas da rede particular deverão apresentar a Carta médica com indicação da vacina atestando a comorbidade na qual a paciente se enquadra. Os pacientes com doença renal crônica em diálise serão vacinados nas clínicas onde realizam o tratamento.

COMPROVAÇÃO

Os pacientes com deficiência permanente poderão comprovar suas condições ao médico mediante a apresentação de cadastro no PBPC (Programa Benefício de Prestação Continuada), constar na lista fornecida pela Secretaria de assistência social ou outro documento comprobatório.

Para os usuários da rede particular o médico deverá fornecer uma carta indicando a vacina, atestando a comorbidade, conforme disponibilizado pelo Plano Nacional de Operacionalização (Vide Anexo). Esta carta médica deverá estar legível e constar o nome completo do paciente a ser vacinado, estar carimbada e assinada pelo médico responsável, assumindo este também a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas.

Ressaltando a informação que a vacinação do município seguirá as fases propostas pelo Plano Nacional, sendo neste primeiro momento, Fase I, a priorização dos seguintes grupos, com atenção para a faixa etária:

Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;

Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;

Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

Pessoas com Deficiência Permanente de 55 a 59 anos

Os pacientes só serão vacinados nas unidades de referência, se no dia da vacinação, apresentar a Declaração Padrão – Vacinação Covid-19 e constar o nome na relação dos pacientes a serem vacinados. 

SEQUÊNCIA

A campanha seguirá com a vacinação dos grupos prioritários já realizados até o momento (acima de 60 anos e profissionais da saúde). Para maiores informações procurar a sua unidade de saúde de referência ou o médico que realiza seu acompanhamento.

Fonte:

Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

 Galeria de Anexos

 Anexo

 Anexo

 Anexo

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03