Mandaguari lembra Dia Internacional da Reciclagem

Segunda-feira, 17 de maio de 2021


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, com o objetivo de alertar aos moradores da cidade, do Internacional da Reciclagem, que é comemorado nesta segunda-feira, 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Recentemente, o Departamento de Meio Ambiente deu primeiro passo para o lançamento do projeto “Mandaguari Recicla 100%”. A coordenação do projeto vai às escolas da Rede Municipal de Ensino, a participação dos alunos do 4º e 5º anos no concurso para desenhar uma arte que será inserida nas sacolas que servirão para recolher o material reciclável. Os desenhos serão escolhidos através de votação, classificando-se um de cada escola. Ainda de acordo com a coordenação, os desenhos escolhidos receberão premiação.

         Os detalhes do projeto já foram debatidos com a prefeita Enfª Ivonéia e a equipe da Secretaria, que tem como titular Eduardo Elias Rifan. O piloto já foi implantado do Paço Municipal, seguindo para os demais prédios públicos, para depois ser implantado em todo município.

         Fazem parte ainda da ação as formas de descarte/destinação dos resíduos recicláveis, através de sacolas ecológicas reutilizáveis; educação ambiental ativa nas escolas municipais, através da integração da Acaman (Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari), Departamento do Meio Ambiente e Secretaria de Educação.

        

RECICLAR É PRECISO

Com o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados volte à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem por aqui ainda é muito baixa. Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, nosso país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%.

A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

No Dia Internacional da Reciclagem e ao longo de todo o ano, o consumidor precisa se engajar e fazer sua parte, que é destinar seus resíduos corretamente. Em cidades onde a prefeitura oferece serviços de coleta seletiva, como é o caso de Mandaguari, em geral basta separar os recicláveis dos orgânicos e jogar cada um na lixeira apropriada.

Seja qual for a situação da limpeza urbana na sua cidade, não jogue lixo a céu aberto. A criação de lixões é um problema socioambiental grave e deve ser evitada a qualquer custo. Se não for possível reciclar, garanta que seus resíduos cheguem ao menos em um aterro sanitário.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03