Mandaguari busca Indicação Geográfica na cafeicultura

Segunda-feira, 14 de junho de 2021


Ouvir matéria

A qualidade do café produzido em Mandaguari, que tem conferido ao município prêmios em concursos regionais, estadual e nacional, é fator preponderante na busca pela Indicação Geográfica – Café, que é o reconhecimento para o mundo de que certa região especializou-se e de que possui capacidade de produzir artigos com primor e exclusividade. Agrega reputação e qualidade ao local, possibilitando a promoção turística da região e favorecendo o desenvolvimento das zonas rurais e urbanas.

         O assunto foi tratado na manhã desta sexta-feira, 11 de junho, na Prefeitura de Mandaguari, numa reunião que teve a participação da prefeita Enfª Ivonéia Furtado, dos consultores do Sebrae - Regional Noroeste com sede em Maringá, Luiz Carlos da Silva e Letícia Albuquerque e do secretário de Governo do município, Francisco De Biázio (Chico).

As Indicações Geográficas contribuem para a preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais. Trazem contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo regional, pois proporcionam o real significado de criação de valor local.

Com o passar do tempo, certas regiões ou cidades ganham notoriedade pelos seus produtos ou serviços, como vem acontecendo com o café produzido em Mandaguari. Quando qualidade e tradição se encontram num só local, a Indicação Geográfica surge como fator decisivo para garantir a diferenciação do produto.

O sistema de Indicações Geográficas deve promover os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Essa herança abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.

Ao mesmo tempo em que se possui uma qualidade diferenciada, a mesma está protegida por esse reconhecimento ser único dos produtores daquela região.

As Indicações Geográficas ajudam na preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, e trazem contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo regional, pois proporcionam o real significado da criação de valor local.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03