"Mandaguari é um gigante adormecido", avalia consultor do Sebrae

Segunda-feira, 21 de junho de 2021


Ouvir matéria

"O município de Mandaguari é um gigante adormecido." A frase é do consultor do Sebrae - Regional Noroeste de Maringá, Luiz Carlos da Silva, e foi dita durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira, que contou com a presença da prefeita, Enfª Ivonéia Furtado, secretários municipais e servidores dos setores da Fomento Paraná e Tributação. E o café poderá ser uma alavanca para impulsionar ainda mais o potencial econômico e turístico do município.

Durante o encontro, o consultor apresentou estudos que colocam Mandaguari em lugar de destaque entre os 112 municípios atendidos pela Regional Noroeste do Sebrae-PR. “Mandaguari é um gigante adormecido, ficando em segundo lugar do ranking da nossa regional em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), focando atrás apenas de São Jorge do Ivaí, não levando em contra, é claro, o município de Maringá”, destacou o consultor.

As grandes indústrias do município, com laboratórios e pesquisas e tecnologia de ponta também foram destacadas, mas o que chama mesmo a atenção são as micros e pequenas empresas, responsáveis pela geração da maioria dos postos de trabalho, com uma vasta diversidade de ramos de negócios de acordo com o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas).

O programa Cidade Empreendedora, que já está em andamento no município em parceria com o Sebrae. “Desde o primeiro encontro com os consultores do Sebrae, mostramos que o município está aberto a novas ideias e para contribuir com os programas que coloquem Mandaguari no lugar de destaque no cenário nacional”, frisou a prefeita.

A consultora do Sebrae, Letícia Albuquerque, Fez uma breve apresentação sobre o Ecossistema de Inovação, com base em levantamentos e estudos já realizados em empresas da cidade.

Ecossistemas de inovação são empresas que se unem para criar um ambiente de aprendizado em que é possível facilitar o desenvolvimento da inovação.

É a oportunidade que os empresários têm de interagir com profissionais de seu segmento para encontrar soluções para suas dores de mercado e criar novos produtos, serviços e projetos que atendam as necessidades mercantilistas.

Para isso, são criados polos com espaços colaborativos. Esses polos reúnem toda a infraestrutura necessária para favorecer o ambiente de descoberta, pesquisa e desenvolvimento. Mas para que isso aconteça de maneira proativa, é necessária a criação de pilares para sustentar essa dinâmica econômica.

CAFÉ - Uma lei estadual do deputado Evandro Júnior, aprovada recentemente e sancionada pelo governador Ratinho Júnior, transformou Mandaguari na Capital do Café do Norte Central do Paraná. E este reconhecimento acontece justamente no momento em que foi apresentado à prefeita o programa de Indicação Geográfica – Café para Mandaguari, que ajuda na preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, e traz contribuições extremamente positivas para a economia local e para o dinamismo regional, pois proporciona o real significado da criação de valor local.

É o reconhecimento para o mundo de que certa região especializou-se e de que possui capacidade de produzir artigos com primor e exclusividade. Agrega reputação e qualidade ao local, possibilitando a promoção turística da região e favorecendo o desenvolvimento das zonas rurais e urbanas.
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   16/04/2024 14:22:01