AGENDA EXTENSA

Prefeita recebe visita do deputado estadual Douglas Fabrício

Sexta-feira, 25 de junho de 2021

Parlamentar visitou a Terra Roxa, escola municipal e debateu segurança pública, entre outros compromissos


Ouvir matéria

A prefeita Ivonéia Furtado recebeu no início da manhã desta sexta (25), em seu gabinete, o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS). Das 9h às 15h30, o parlamentar cumpriu uma extensa agenda no município, que incluiu diálogo com lideranças locais e visitas à Estrada Terra Roxa, ao Parque da Pedreira, à escola municipal Bom Pastor, ao Rotary Família e ao Instituto Jesus de Nazaré, entre outros. 

Confira abaixo os detalhes da visita:  
  
COMÉRCIO - Logo no início da manhã, o parlamentar participou de uma reunião com o presidente da Aceman (Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari), Aguinaldo Campigotto. A reunião contou com a presença dos vereadores Claudete Velasco e Márcio Clédson, além de secretários municipais. 

ESTRADA POLÊMICA – No gabinete, Ivonéia explicou ao parlamentar a polêmica decisão da Justiça, que fechou um e liberou outro acesso à Estrada Terra Roxa, em Mandaguari. A prefeita lembrou a insatisfação popular em relação à praça do pedágio da Viapar, citando grupos, como o Pedágio Aqui Não, que se mobilizam para a retirada da praça de pedágio: “Temos um fluxo grande de moradores de Mandaguari a Maringá. O pedágio é um grande problema nosso”, afirmou a prefeita. 

Ivonéia, então, convidou o parlamentar a visitar e conhecer a Estrada Terra Roxa. No local, por volta das 10h, a comitiva formada pelo deputado e seus assessores, prefeita, servidores e secretários mandaguarienses flagrou o que, segundo o Departamento Jurídico da Prefeitura de Mandaguari, seria uma ação irregular da Viapar. 

Quatro funcionários da concessionária faziam uma série de buracos na estrada que, segundo eles, serviriam para a instalação de uma cerca. Confrontados por advogados que apresentaram a liminar da Justiça - que proíbe ações desse tipo -, os funcionários começaram, imediatamente, a fechar os buracos. “Estamos do lado do nosso povo! Não vamos permitir ações desse tipo, autoritárias e contra a lei!”, disse a prefeita Ivonéia.

Fabrício, por sua vez, afirmou que também está "ao lado da população" e que nos seus quatro mandatos como deputado já “brigou muito” para diminuir o valor do pedágio cobrado no Estado. “O pedágio prejudicou muito o Paraná. É muito caro e tem pouca obra. Queremos que seja mais barato, mais justo, e que as obras de melhorias sejam feitas”, afirmou. 

Na Terra Roxa, a comitiva encontrou o prefeito Victor Martini (PP), de Marialva, e o vereador de Marialva, Rafael Poly (PSD), que também estavam no local para questionar a ação da Viapar.

CENÁRIO CULTURAL – No Parque da Pedreira, a prefeita Ivonéia apresentou a atual sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, instalada na Casa da Cultura. O local, amplo e em meio à natureza, impressionou o parlamentar. “É ideal para quem quer cuidar da saúde, com preservação ambiental. Dá para trazer a família, fazer uma caminhada: achei muito gostoso”.

Em conversa com servidores, o parlamentar ouviu as demandas da pasta e lembrou a importância das ações culturais e esportivas no período pós-pandemia. “É preciso que vocês observem o que está acontecendo em outros lugares, no mundo inteiro. Quando pudermos nos aglomerar novamente nos lugares públicos, a cultura e os esportes serão ainda mais desejados pela população”, previu Fabrício.

SALA DE AULA – No início da tarde, o parlamentar foi conhecer a escola municipal Bom Pastor. Educadores o acompanharam por salas e corredores, até levá-lo aos fundos da unidade escolar, onde apontaram o terreno de uma antiga construção que, no passado, servia como estação de trem. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a ideia é transformar o local em uma quadra coberta poliesportiva. Já existe, segundo a pasta, um projeto autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a construção adequada, que deve respeitar certos aspectos arquitetônicos da histórica estação de trem.

COVID-19 – Em seguida, a comitiva participou de uma reunião da Secretaria Municipal de Saúde com a 15ª Regional de Saúde de Maringá, no Rotary Família. A prefeita, em discurso, lembrou que o município está à disposição da Regional e que Mandaguari segue firme na batalha contra a Covid-19.

Segundo Fabrício, a pandemia trouxe novos desafios à administração pública e elogiou o trabalho de Ivonéia à frente da mais grave crise sanitária já enfrentada no País. “A prefeita, há apenas seis meses no cargo, já parece que atua há quatro anos. Ela tem trabalhado muito bem por Mandaguari”, avaliou o parlamentar.

SEGURANÇA – Em uma empresa, localizada no Jardim Progresso, a comitiva se reuniu com o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) Pioneiros, Itamar Solopak, para avaliar estratégias de segurança pública. O aumento de agentes da Polícia Militar, em Mandaguari, foi um dos temas abordados na reunião.

PROJETO SOCIAL – Por volta das 15h, a comitiva visitou o Instituto Jesus de Nazaré. Coordenado pela irmã Ângela Jorge, o instituto oferece gratuitamente, subsidiado pela Prefeitura de Mandaguari, oficinais culturais e práticas esportivas para 241 crianças e adolescentes, de segunda a sábado. No local, o parlamentar e a prefeita ouviram o grande desejo das irmãs beneditinas: a construção de uma quadra esportiva.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Prefeitura Ivonéia Furtado recebe Douglas Fabrício em Mandaguari. Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda: Prefeitura Ivonéia Furtado recebe Douglas Fabrício em Mandaguari.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03