MEIO AMBIENTE

Prefeitura vai regulamentar extração de fios de aço de dentro das borrachas

Quarta-feira, 28 de julho de 2021

Atividade gera sujeira e resíduos que podem provocar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do trabalhador


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, iniciou nesta semana o mapeamento de empresas que terceirizam a remoção de fios de aço dentro das borrachas de pneus, que podem ser utilizados para a remodelagem de pneus ou para outras finalidades. 

A proposta é agendar uma reunião nas próximas semanas e discutir a prática da atividade, estabelecendo regras para evitar práticas que possam causar danos ao meio ambiente. 

“Vamos tentar legalizar com CNPJ, MEI, ou, talvez, avaliar a formação de uma associação em Mandaguari em que eles possam manter a atividade de uma forma regulamentada”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Eduardo Nunes.

RISCOS AO MEIO AMBIENTE – Ao aquecer ferramentas e amolecer o material para a retirada os fios e arames, a atividade costuma gerar sujeira, resíduos e fumaça, que podem provocar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do trabalhador. 

“A forma mais adequada e correta dessa atividade seria o fornecedor possibilitar um local nas suas próprias instalações para que as pessoas contratadas possam neste local realizar a atividade evitando deslocamento do material que é contaminante”, diz o fiscal Ivanilto Grigorio, do Departamento de Tributação e Fiscalização.

Outros problemas que podem resultar dessa atividade estão relacionados a perdas do material, por meio de descartes incorretos, desistência de contratados para finalizar o trabalho ou até mesmo em eventuais quedas de veículos, abandonando o material à beira de vias públicas. 

As ações de verificação e regulamentação da atividade são realizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Gestão e pelo Departamento de Fiscalização. Elas visam atender protocolos abertos por moradores de diversos bairros da cidade, que registraram queixas sobre os horários de descanso e a jornada de trabalho noturno, além da utilização da calçada para depósito dos materiais e da sujeira produzidos durante a atividade.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Prefeitura vai regulamentar extração de fios de aço de dentro das borrachas de pneus. Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda: Prefeitura vai regulamentar extração de fios de aço de dentro das borrachas de pneus.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03