SAIBA MAIS

Número de mortos por Covid-19 cai pelo segundo mês seguido em Mandaguari

Segunda-feira, 09 de agosto de 2021

Vacinação e decretos resultaram na queda de números, diz Ivonéia Furtado


Ouvir matéria

Depois de a pandemia de Covid-19 atingir no Brasil inteiro um de seus momentos mais críticos neste ano durante o mês de março - resultando em 40 mortes em Mandaguari -, dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que o número de mortes pela doença, em Mandaguari, teve uma queda nos últimos dois meses. 

Em janeiro, Mandaguari registrou 4 mortes por conta da Covid-19; em fevereiro, o número superou o do começo do ano, com 13 mortes, e em março houve uma aceleração e chegou a 40 óbitos. Em abril, com a adoção de medidas restritivas, o número caiu a 10 mortes. Em maio, o município registrou um pequeno aumento e foi para 15 mortes. Em junho, o número caiu para 13. Durante o mês de julho foi confirmada apenas uma morte provocada pela doença. É o mês com o menor número de óbitos em 2021.

Em termos percentuais, o número de mortes pela doença aumentou 225% de janeiro para fevereiro; quase 210% de fevereiro para março; queda de 75% de março para abril até chegar ao período em que a curva começou a cair. De abril para maio, o aumento foi de 50% e de maio para junho, a queda foi de aproximadamente 12%. A queda de 92% foi registrada de junho para julho.

Os dados são baseados na ocorrência de mortes. É possível, porém, que tenham ocorrido outras mortes em julho e que só serão registradas em futuros boletins da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da 15ª Regional da Saúde de Maringá.

"Estamos lutando, há muito tempo, para poder vivenciar esse momento. Decretamos restrições, fiscalizamos aglomerações e já imunizamos 70% da população contra a Covid-19. Essa articulação resultou na queda de números de mortes", comenta a prefeita Ivonéia Furtado.

RETOMADA CUIDADOSA - Diante da diminuição nos percentuais de ocupação de leitos na região dedicados à Covid-19 na incidência de casos confirmados e de óbitos - dados que são divulgados diariamente pela SMS -, entre outros fatores, Mandaguari segue com a política de flexibilização gradual das medidas de prevenção da doença.

"Vamos retomando, aos poucos, a nossa rotina. Seguimos, claro, com o uso de máscara, lavando as mãos com frequência. E estamos monitorando a pandemia diariamente para avaliar quais serão as nossas próximas estratégias no combate à doença", afirma Ivonéia. 

Confira o número de mortes provocada pela Covid em Mandaguari:

Mortes em 2020
Maio: 1 
Junho: 1
Julho: 2
Agosto: 1
Setembro: 3
Outubro: 4
Dezembro: 7

Mortes em 2021
Janeiro: 4 
Fevereiro: 13 
Março: 40 
Abril: 10 
Maio: 15
Junho: 13
Julho: 1
Total de mortes: 115.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Número de mortos por Covid-19 cai pelo segundo mês seguido em Mandaguari Crédito: Comunicação Social da PMM
Legenda: Número de mortos por Covid-19 cai pelo segundo mês seguido em Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03