EMPREENDEDORISMO

395 novos MEIs foram formalizados até setembro em Mandaguari

Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Hoje o município possui 1.621 MEIs ativos


Ouvir matéria

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) passou a divulgar em seu site a partir a movimentação de aberturas e baixas de empresas nos municípios do Estado. E, segundo o levantamento, até setembro último, Mandaguari havia formalizado 395 novos Microempreendedores Individuais (MEIs), contra 123 baixas no mesmo período. Hoje, segundo o setor de Tributação da Prefeitura, o município possui 1.621cadastros ativos.
 

         Em relação às microempresas foram abertas 95 novas atividades, contra 57 baixas. Empresas de Pequeno Porte (EPP) foram abertas 13 e foram registradas 6 baixas. As demais empresas tiveram 8 aberturas e 7 baixas de janeiro a setembro deste ano.
 

         No total foram 511 novas empresas e 193 baixadas na Jucepar, apresentando um saldo positivo de 318. Em todo o ano passado foram 542 aberturas contra 196 baixas e um saldo positivo de 346 empresas dos mais variados ramos.
 

Recentemente o Sebrae-PR apresentou estudos que colocam Mandaguari em lugar de destaque entre os 112 municípios atendidos pela Regional Noroeste da entidade. Mandaguari ocupa o segundo lugar no ranking da regional em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), ficando atrás apenas de São Jorge do Ivaí, não levando em contra, é claro, o município de Maringá.
 

APOIO – Através da Sala do Empreendedor e do Fomento Paraná, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Estado e entidades como o Sebrae-PR, o município tem apoiado e investido em capacitação dos servidores para assessorar os novos empresários, em especial os MEIs.        
 

As grandes indústrias do município, com laboratórios e pesquisas e tecnologia de ponta também se destacam, mas o que chama mesmo a atenção são as micros e pequenas empresas, responsáveis pela geração da maioria dos postos de trabalho, com uma vasta diversidade de ramos de negócios de acordo com o CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas).
 

Por outro lado, destaca-se o programa Cidade Empreendedora, que já está em andamento no município em parceria com o Sebrae-PR. “Desde os primeiros encontro com os consultores da entidade e das nossas faculdades e universidades, mostramos que o município está aberto a novas ideias e para contribuir com os programas que coloquem Mandaguari no lugar de destaque no cenário nacional”, frisa a prefeita Ivonéia Furtado.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03