SAIBA MAIS

Ivonéia assina carta-compromisso para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Segunda-feira, 08 de novembro de 2021

Cerimônia ocorreu nesta manhã em Maringá e contou com participação de prefeitos da região


Ouvir matéria

A prefeita Ivonéia Furtado participou na manhã desta segunda (8) da cerimônia de assinatura de uma carta-compromisso para o cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia ocorreu em Maringá, no auditório Hélio Moreira, e contou com a participação de prefeitos da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que também assinaram o documento.

O documento assinado garante acesso gratuito à Plataforma Cidades Sustentáveis, em que são disponibilizadas ferramentas e metodologias que integram os módulos de Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã.

"Esse engajamento coletivo é extremamente importante para que consigamos coordenar o nosso desenvolvimento, sem comprometer o meio ambiente e o clima, garantindo qualidade de vida e prosperidade aos nossos moradores", afirmou Ivonéia.

“Agenda 2030 é global, mas é a partir de cada local que vamos conseguir atingir as metas de sustentabilidade, que é pensar gestão e políticas públicas considerando medidas sociais, econômicas, culturais e ambientais. É pensar em políticas públicas adequadas para reduzir principalmente a desigualdade social”, disse a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.

PLANEJANDO O FUTURO - Ao todo são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compostos por 169 metas e 232 indicadores, que orientam a sociedade para um caminho mais sustentável: 1º Erradicação da pobreza; 2º Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3º Saúde e bem-estar; 4º Educação de qualidade; 5º Igualdade de gênero; 6º Água potável e saneamento; 7º Energia limpa e acessível; 8º Trabalho decente e crescimento econômico; 9º  Indústria, inovação e infraestrutura; 10º Redução das desigualdades; 11º  Cidades e comunidades sustentáveis; 12º Consumo e produção responsáveis; 13º Ação contra a mudança global do clima; 14º Vida na água; 15º Vida Terrestre; 16º Paz, justiça, e instituições eficazes; 17º Parcerias e meios de implementação. 

"Ficamos muito felizes porque todos os 17 objetivos já estão contemplados no nosso Plano de Ação e Investimento, que trata do indicativo das ações e projetos que terão prioridade no Plano Diretor, que já está na Câmara para ser avaliado", disse a chefe do Executivo de Mandaguari.

A prefeita foi acompanhada pelo secretário municipal de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Liondas Oliveira, e por técnicos da Prefeitura de Mandaguari. 

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Ivonéia assina carta-compromisso para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda: Ivonéia assina carta-compromisso para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 13:00:38