SAÚDE

Prefeitura disponibiliza coletor para descarte de medicamentos vencidos

Quarta-feira, 04 de maio de 2022

"É um assunto muito sério e pedimos a colaboração dos moradores", afirma a secretária municipal de Saúde


Ouvir matéria

Os medicamentos com o prazo de validade vencido podem ser descartados corretamente, a partir desta quinta (5), em caixas que estarão disponíveis na Farmácia Municipal. A ação marca o Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, celebrado anualmente em 5/5. No local será possível realizar o descarte até o dia 31 deste mês. 

“É a primeira vez que fazemos uma ação desse tipo para chamar a atenção dos moradores para esse tema. Isso evita que moradores venham a tomar remédios vencidos, por equívoco, e diminui a possibilidade de intoxicação de idosos e crianças”, comenta a farmacêutica Thayla Delaporte, que atua na Farmácia Municipal. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 30 mil toneladas de medicamentos são desperdiçadas pelos consumidores no país por ano. Realizado de forma incorreta, o descarte de medicações contamina o solo, a água, os alimentos e causa intoxicação de animais e de pessoas.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Ane Lucena, dados de 2010 da companhia Brasil Health Service (BHS) informam que 1 kg de medicamento descartado via esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.

“Isso é um assunto sério e pedimos a colaboração dos moradores. Existem estudos que comprovam a concentração de hormônios devido a resíduos fármacos que podem afetar rios e lagos de diversas regiões”, afirma.

Todo o material recolhido será recolhido por uma empresa que fará a destinação correta dos resíduos.

FARMÁCIA MUNICIPAL
Onde
Rua Jandira Teles de Souza, 2115-A - Centro
Quando 8h às 17h (não fecha para almoço)
Mais informações (44) 3233-8400

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03