SAÚDE

Por falta de repasses de doses do Estado, Mandaguari suspende aplicação da vacina BCG

Segunda-feira, 11 de julho de 2022

Cidade aguarda novo lote, previsto para esta semana, para retomar imunização


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), suspendeu, nesta segunda (11), a aplicação da vacina BCG, que deve ser aplicada do nascimento até os 4 anos de idade e protege contra a tuberculose. O município aguarda a chegada ne novas doses, que devem ser encaminhadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Paraná, para retomar a vacinação. Todas as novidades serão amplamente divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura. 

A previsão é de que um novo lote de imunizante seja encaminhado ainda nesta semana pela 15ª Regional de Saúde. Não há informações, até o momento, sobre a quantidade de doses prevista para ser destinada ao município.

Tal como em outras cidades do País, Mandaguari também está com o estoque zerado do imunizante. O fornecimento do imunizante foi reduzido, nacionalmente, em maio deste ano. A diminuição do quantitativo de doses foi informado no final de abril aos Estados pelo Ministério da Saúde. Seguindo o Governo Federal, a 15ª Regional de Saúde informou a Prefeitura de Mandaguari no final de maio.

Segundo o Governo Federal, o fornecimento da vacina BCG diminuiu “por questões logísticas e de importação do Ministério da Saúde”. Em nota, o Governo Federal afirma que a suspensão da produção brasileira do imunizante é consequência da interdição da única fábrica nacional, devido ao não cumprimento de exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dessa forma, a distribuição de doses de vacinas aos municípios seguirá o esquema de distribuição das doses de Covid-19, que considera a relação de moradores e o estoque dos municípios e das Regionais de Saúde, até a normalização da oferta.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   15/04/2024 10:00:56