PERFIL

Capacita Mandaguari: cursos triplicaram vendas de cozinheira de 56 anos

Quarta-feira, 13 de julho de 2022

Conheça a história da Janete Neves, que participou do programa desenvolvido pela Prefeitura de Mandaguari


Ouvir matéria

Às segundas-feiras, Janete Neves transforma a cozinha de sua casa em uma panificadora improvisada. Diante das panelas e do fogão, ela se dedica a preparar coxinhas, risoles e pães, entre outros acepipes, que depois são cuidadosamente acomodados em uma pequena caixa térmica e comercializados, de loja em loja, de casa em casa, pelas ruas do Centro de Mandaguari.

Há seis anos nessa rotina, mantendo basicamente o mesmo cardápio, ela concluiu que precisava buscar novidades e se arriscar com sabores diferentes. “O pessoal já estava meio cansado das coisas que eu fazia”, reconhece.

Em casa, Janete viu a oportunidade da mudança chegar às suas mãos via WhatsApp. “Tinha um pessoal comentando sobre um curso da Prefeitura de Mandaguari, que era de graça, e fiz minha inscrição”.

Matriculada no início deste ano nos cursos "Preparo de Pães e Bolachas" e "Preparo de Salgados", a mandaguariense ade 56 anos companhou mais de 50 horas das lições ministradas pelo Senac, e quando voltou para a cozinha, já não era mais a mesma: “Aprendi demais, conheci técnicas novas e agora estou fazendo coisas diferentes”, avalia.

Uma das descobertas do curso foi a mini pizza, que ela prepara com recheios de rúcula e tomate seco e brócolis com bacon, por exemplo. A mudança no cardápio refletiu na conta bancária. “Tripliquei as vendas. Hoje chego a vender até 15 bandejas de salgados num só dia”, revela.

Nascida em Irati – distante a 340 km – e moradora de Mandaguari há 8 anos, Janete é uma das moradoras que sentiram na pele os benefícios do Capacita Mandaguari, maior programa de capacitação profissional da história do município. “O curso da Prefeitura valeu muito a pena, foi uma coisa maravilhosa. Com segurança, agora posso pagar luz, aluguel, água e ainda guardar um dinheiro”, comenta, sorridente.

MUDANDO VIDAS - Por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, com apoio do Senac e do Sesi, o programa visa a geração de emprego e renda, considerando a valorização da cidadania e a busca da realização pessoal e profissional dos mandaguarienses.

Os nomes e os detalhes dos cursos são amplamente divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Mandaguari, quando há data confirmada para o início das inscrições.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   15/04/2024 10:00:56