INTEGRAÇÃO

Mandaguari participa do programa "Desenvolve Paraná"

Sexta-feira, 12 de agosto de 2022

O encontro abordou temas importantes para as gestões municipais


Ouvir matéria

Com apoio da Amusep, as Diretorias da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e do SEBRAE/PR iniciou em Maringá, na quinta (11), a série de seis encontros que será promovido por meio do Programa “Desenvolve Paraná”. Realizado no Auditório Hélio Moreira, na sede da Prefeitura de Maringá, o evento contou com a participação de servidores municipais de Mandaguari.

O encontro abordou temas importantes para as gestões dos municípios paranaenses. O Empreendedorismo e o Desenvolvimento Local, com ênfase nas compras públicas envolvendo as micro e pequenas empresas de cada município, foi abordado pelo coordenador estadual de negócios institucionais do SEBRAE, Rodrigo Melo Viana. Já o gerente regional do mesmo órgão, Wendell Gussoni, destacou a atuação e as parcerias com municípios de sua párea de atuação. E no encerramento, o professor Jacir Bombonato Machado, superintendente do Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná), falou sobre a entidade e também a respeito do novo financiamento da educação a Emenda Constitucional 108/2020, que altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Desenvolve Paraná um amplo programa de treinamento e de qualificação voltado aos servidores das 399 prefeituras, câmaras de vereadores, 19 associações regionais de municípios do Estado e integrantes do setor privado. O projeto oferece cursos, palestras, seminários e encontros sobre gestão pública e empreendedorismo, em todas as regiões do Estado, para acelerar o desenvolvimento público e privado dos municípios.

PRESENÇAS - A comitiva mandaguariense foi composta por dois colaboradores da Secretaria da Educação, Elisabete Cardoso Alexandre (Coordenadora) e André Gomes (Informática), além de Franciele Oliveira dos Santos (Controladoria Interna) e Randhal Correia (Comunicação).

Da abertura do encontro, participaram o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; o presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla; o gerente regional Noroeste do SEBRAE/PR, Wendell Gussoni; a prefeita de Jardim Olinda, Lucimar Moraes; o consultor da CNM (Confederação Nacional dos Municípios e ex-prefeito de Barracão, Joarez Henrichs; e o presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) e prefeito de Terra Rica, Júlio Leite.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/03/2024 07:59:18