CAFEICULTURA

Mulheres do Norte Pioneiro conquistam prêmios do concurso Café Qualidade Paraná

Sexta-feira, 25 de novembro de 2022

A solenidade de encerramento foi realizada em Apucarana


Ouvir matéria

Produtoras do Norte Pioneiro venceram a 20ª edição do concurso Café Qualidade Paraná. Sirlene Soares dos Santos Souza, de Pinhalão, ficou em primeiro lugar na categoria natural. Eloir Inocência Nogueira de Souza, de Tomazina, venceu na categoria cereja descascado. A solenidade de encerramento do certame foi realizada nesta quinta-feira (24), no Cine Teatro Fênix, de Apucarana e, entre os finalistas da categoria natural, estavam dois produtores de Mandaguari: os irmãos Fernando e Paulo.
 

Estiveram presentes para prestigiar os cafeicultores mandaguarienses o vice-prefeito, João Jorge Marques e os vereadores Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre da Silva. “Todos os cafés finalistas foram elogiados pela alta qualidade característica de cada um, o que significa que Mandaguari se destaca em todos os concursos regionais e estaduais”, Frisou o vice-prefeito.
 

As campeãs superaram cerca de 100 competidores. Como o prêmio, podem vender seus lotes por R$ 2 mil (saca de 60 quilos), valor que supera em mais de 50% a cotação registrada na quarta-feira (23) na B3.
 

Os lotes inscritos passaram por duas avaliações, a primeira é física, com base na Classificação Oficial Brasileira (COB), que detecta a quantidade de grãos defeituosos nos lotes, e a prova de xícara, de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), na qual foram analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.
 

CAFÉ DO PARANÁ – Na solenidade, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou os cafeicultores e servidores pela dedicação ao longo de 20 anos de concurso e pelo esforço de valorizar o café paranaense. "Esse trabalho de reconhecimento faz com que tenhamos um café diferenciado, reconhecido pela sua qualidade e produzido por profissionais capacitados, num mercado que tem grande potencial de crescimento", disse.
 

CAFÉ QUALIDADE – O concurso é realizado pela Câmara Setorial do Café, juntamente com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e a Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.
 

OS MELHORES - Confira os primeiros colocados de cada categoria:

Café Natural

1º – Sirlene Soares dos Santos Souza (Pinhalão)

2º – Loete do Carmo da Cruz (Joaquim Távora)

3º – Fátima Alves de Azevedo Canuto (Centenário do Sul)

4º – Jarbas Cazaroto (Joaquim Távora)

5º – Solange Aparecida de Araújo (Apucarana)
 

Cereja descascado

1º – Eloir Inocência Nogueira de Souza (Tomazina)

2º – Maristela Fátima Silva Souza (Tomazina)

3º – Claudeir Marcos de Souza (Tomazina)

4º – João Batista da Silva (Pinhalão)

5º – Juarez Colatino de Barros (São Jerônimo da Serra)

5º Juarez Colatino de Barros (São Jerônimo da Serra)

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03