Quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Ouvir matéria
Com aproximação do verão e a possibilidade de aumento da incidência do escorpião amarelo, a Secretaria de Saúde do Município de Mandaguari, através do setor de Vigilância em Saúde, está fazendo um alerta ao cidadão para que faça sua parte, ou seja, pratique medidas simples, mas eficazes para prevenção, como a limpeza de quintais e vedação de portas e janelas.
Dentro das residências, os animais se escondem principalmente em ambientes mais úmidos como banheiros e áreas de serviço. Também se alojam em muros, divisas de imóveis, entulhos, bueiros, assoalhos em casas de madeira, até mesmo em sapatos e roupas.
De hábito noturno, o veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) tem potencial para causar acidentes graves, colocando em risco principalmente crianças e idosos. A dificuldade no controle também se dá por se reproduzir espontaneamente, sem a necessidade de acasalamento.
Todos os dias a Saúde realiza buscas ativas no entorno de residências e locais públicos. Junto com agentes da dengue também treinados para o combate ao escorpião, equipes capacitadas contam ainda com apoio da Secretaria Urbanismo, Obras e de Serviços Públicos nos casos de remoção de materiais pesados como entulhos e tampa de bueiros.
Ao encontrar o animal, a comunidade deve contatar a Vigilância em Saúde informando endereço para visita e orientação de agentes. A medida auxilia o trabalho do município para controle e prevenção. Já em casos de acidentes, deve-se procurar uma UBS e em casos mais graves, o Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Mandaguari promove a 17ª edição do "Domingo no Parque" no dia 5/10
Mandaguari abre a semana com mais de 60 vagas de emprego; confira a lista
Mandaguari conquista o Prêmio Gestor Paraná 2025 com projeto pioneiro na área da saúde
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h