Segunda-feira, 14 de novembro de 2022
POleito será realizado em Santa fè no início de dezembro
Ouvir matéria
Com informações da Assessoria Amusep
Estão previstas para o dia 7 de dezembro, em Santa Fé, as eleições para as novas diretorias da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); e dos consórcios públicos intermunicipais de Gestão (Pró-Amusep); e de Saúde (Cisamusep). Os prefeitos definiram a data durante reunião ordinária realizada na última sexta-feira (11), na sede da entidade, em Maringá.
A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, esteve presente e, segundo deliberação dos chefes dos executivos da região presentes, deverá compor a nova diretoria do Cisamusep, no cargo de vice-presidente. “Estou à disposição para colaborar com a nova direção da entidade de suma importância para complementar o atendimento na saúde pública de nossa região”, afirmou a prefeita, que é enfermeira, após a indicação.
O presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, explica que o colégio eleitoral da Associação e dos dois consórcios são os 30 prefeitos das cidades da região. “A cada dois anos, temos as eleições para as diretorias das três instituições. Então, é comum realizar os pleitos em uma só data e local”, destacou.
Na Amusep, de acordo com a assessoria da entidade, o mandato é de um ano. No Pró e no Cisa, de dois. A Associação tem a missão de fazer a articulação política, e de promover a capacitação e o aprimoramento profissional dos gestores. Além de manter um Departamento de Arquitetura e Engenharia, que é responsável pela elaboração de projetos para as prefeituras.
Hoje, a principal função do Pró-Amusep é administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Norte Novo. Para o próximo ano, o Consórcio tem o objetivo de iniciar o trabalho de licenciamento ambiental. O mandato é de dois anos. O atual presidente é o prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro.
A missão do Cisamusep é realizar consultas médicas, exames laboratoriais e cirurgias de baixa complexidade. Também, é responsável pela gestão de programas oficiais de Saúde dos governos do Estado e Federal. O mandato é de dois anos. O atual presidente é o prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado.
Ainda na área de saúde, a novidade apresentada foi a renovação da frota de ambulâncias do Samu, que passa a disponibilizar bolsas de sangue para transfusão no helicóptero que presta atendimento em casos mais graves. É uma iniciativa pioneira no Brasil, adotada para preservar a vida de pessoas, que sofrem hemorragias, provocadas por traumas frutos de acidentes, principalmente, de trânsito.
TURISMO - Outra decisão dos prefeitos foi aprovar o aporte financeiro da Amusep na Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense (Adetur). A entidade será criada no próximo dia 24 de novembro, durante assembleia a ser realizada na Casa do Criador, localizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. A missão da Agência será administrar a Instância de Governança Regional (IGR) “Encantos dos Ipês” e trabalhar pelo fortalecimento da atividade turística nos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, mais Jardim Olinda.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h