ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

XII Conferência da Saúde mais de 90 propostas da comunidade

Quinta-feira, 02 de julho de 2015

XII Conferência da Saúde mais de 90 propostas da comunidade


Foram nove pré-conferências realizadas em todas as regiões da cidade, onde foram apresentadas pela comunidade 96 propostas para a XII Conferência Municipal de Saúde de Mandaguari, realizada na última sexta-feira (26), no Centro de Convenções “Décio Bacelar”. O tema foi “Saúde Pública de Qualidade para os Cidadãos Mandaguarienses, Cuidando Hoje para um Amanhã Saudável”. O subtema: “Inovações e Avanços da Saúde”.

         Os avanços da saúde em Mandaguari foi um dos assuntos mais citados durante a conferência. Na atual administração o Município deu um salto de qualidade nesta área. Além da aquisição de uma UTI Móvel, outros veículos reforçaram a frota e agilizaram o transporte de paciente para outros centros. O Laboratório Municipal passou de 1.00 a 1.500 exames mensais para mais de 13 mil. Outra fila que foi eliminada foi a da cirurgia de cataratas. Estes foram apenas alguns dos vários pontos positivos da saúde pública em Mandaguari, que ampliou o número de médicos no PAM (Pronto Atendimento Municipal) e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

         A palestra ficou a cargo de Marina Martins, assistente social, especialista em Administração Hospitalar e Gestão de Sistema de Saúde e Processos Educacionais na Saúde e atualmente assessora do Cosems-Pr. A palestrante destacou que o SUS (Sistema Único de Saúde).

         A palestrante foi enfática ao dizer que o SUS foi uma das maiores conquistas do povo brasileiro, resultado de muita luta e que poucos conhecem a história. “Muito se fala dos problemas da saúde pública, mas pouco ou quase nada se divulga sobre as os pontos positivos – que são muitos – do nosso sistema”, afirmou Marina. Durante os debates ficou claro que todos – agentes de saúde ou não -, devem sair em defesa incondicional do SUS público, universal, de qualidade e sob a gestão pública e direta do Estado, no regime de direito público.

         PROPOSTAS - Das 96 propostas apresentadas cinco foram eleitas para serem apresentadas na 11ª Conferência Estadual que, segundo o Conselho Estadual, deverá ser realizada de 18 a 20 de agosto próximo, em Curitiba. Confira as propostas escolhidas:

·        Melhorar a resolutividade de ortopedia do Hospital Universitário de Maringá (HUM);

·        Implementação do sistema de referência e contra referência em nível municipal e estadual;

·        Reforçar as equipes estaduais da Vigilância Sanitária;

·        Ampliar o financiamento para a área da saúde (retomar o Saúde + 10);

·        Inserção do Município na Rede Estadual de Urgências e Emergências, com adesão ao SAMU Regional.

 

ATRAÇÕES - Fizeram parte da solenidade de abertura do evento duas atrações.  O recém-criado Coral do Trabalhador e Comunidade Romagnole, fez ao sua primeira apresentação em público e emocionou o público apresentando o melhor da Música Popular Brasileira. Em seguida, aconteceu a apresentação de uma peça de teatro de bonecos com a equipe da Unidade Básica de Saúde do Jardim Progresso, com o título “Atenção à Gestante”.

Fonte: Mandaguari teve avanços expressivos no setor

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e 13 às 17h

Última Atualização do site:   10/04/2020 12:29:40