Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016
Mandaguari adota nova estrat?gia de combate ao Aedes aegypti
Ouvir matéria
Reunião realizada no Módulo Cultural na amanhã desta quarta-feira (3) com representantes da comunidade, meios de comunicação e agentes comunitários de saúde e de endemias, foi o ponto de partida para a implantação imediata de uma nova estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya.
A nova estratégia terá duração de cinco meses e vai seguir orientações do Ministério da Saúde. Além da determinação do ministério também foi publicada no Diário Oficial da União uma Medida Provisória permitindo que agentes de saúde forcem a entrada em imóveis públicos ou particulares para destruir focos do mosquito, mesmo quando o dono não for localizado ou o local estiver abandonado.
A Medida também prevê que os agentes de saúde poderão pedir ajuda à polícia, quando for necessário, para entrar em algum local com suspeita de ter criadouros do Aedes. A Medida foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Ainda esta semana os agentes de saúde do município receberão orientações sobre o trabalho que será realizado nos 17 mil domicílios da cidade, incluindo residências, barracões, salas comerciais e terrenos baldios.
A reunião desta manhã teve a participação do promotor de Justiça Erick Leonel Barbosa da Silva, da vice-prefeita Ivonéia Furtado e da secretária de saúde, Marcia Serafini e o superintendente técnico da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Raimundo Franco.
Fonte: Cinco meses de combate intenso
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h