Meio Ambiente

PAISAGISMO: Ciclovia recebe mudas de ip-roxo

Quarta-feira, 15 de agosto de 2018


Ouvir matéria

A ciclovia localizada junto a Rua Rene Táccola, na saída para Arapongas, está recebendo o plantio de 37 mudas de ipê-roxo, que trarão muitos benefícios para a comunidade que utiliza o espaço. Além disso, a paisagem será diferente com toda a extensão da via sendo arborizada.

E desde o início do plantio e passando por todas as etapas naturais da espécie, a Prefeitura está tomando todos os cuidados para o crescimento saudável das mudas. O ipê-roxo é uma ótima árvore ornamental para arborização urbana, de crescimento moderado a rápido, que não possui raízes agressivas. Sua floração é maravilhosa e recompensadora e atrai polinizadores, como beija-flores e abelhas.

“Precisamos arborizar cada vez mais a nossa cidade e manter os serviços de jardinagem em dia para, respeitando o meio ambiente, garantir uma melhor qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito Romualdo Batista.

Segundo o Blog “Jardineiro Casual” do site da revista Veja, os ipês são o testemunho acabado de um fenômeno botânico: para que suas flores venham na potência total, essas árvores precisam flertar com a morte. É o estresse causado pelo frio e, principalmente, pela seca que aciona o relógio biológico das plantas, indicando que é tempo de florescer.

Os ipês em geral são espécies caducifólias – traduzindo: no momento de maior sofrimento do ano, justamente do período seco até o final do inverno, eles perdem completamente as folhas. Trata-se do sinal de que estão estressadíssimos e prestes a florescer.

Muitos tipos de ipês, vale lembrar, são típicos das condições extremas do cerrado. Volta e meia, pesquisas sugerem que um tanto de estresse faz bem até para nossa saúde. No caso dos ipês, não há dúvida em afirmar: sem estresse não há vida.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/jardineiro-casual/estresse-do-bem-por-que-os-ipes-precisam-sofrer-para-dar-flores/ 

Fonte: Mais beleza

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03