Educação

Profissionais se renem em Mandaguari para discutir o papel da educao

Terça-feira, 23 de abril de 2019


Ouvir matéria

Mandaguari está recebendo nesta terça-feira (23) profissionais da área da Educação representantes de 28 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) para o V Seminário Regional da Educação, promovido pela Câmara Técnica da Associação. Durante todo o dia serão discutidos através de palestras e oficinas boas práticas pedagógicas que podem ser adotadas pelos municípios.


O prefeito Romualdo Batista acompanhou a abertura dos trabalhos e enfatizou os compromissos dos municípios em oferecer educação de qualidade e dar condições de trabalho aos educadores. “Me sinto numa dupla jornada hoje, como prefeito anfitrião e vice-presidente da Amusep, estando duplamente honrado em receber profissionais dedicados e com a mesma visão de um futuro mais promissor para a área educacional e para nossa sociedade. Como gestores temos que priorizar o que muda e transforma a sociedade que é a educação de base, por isso investimos em uniformes levando igualdade a todos os alunos, melhoramos os espaços com reformas e ampliações, implantamos o vale alimentação e sempre ajustamos os salários respeitando os  índices para o setor e valorizando nossos servidores. Que o dia seja uma grande troca de experiências entre vocês. Sintam-se acolhidos em nossa cidade”, disse Batistão.


A secretária municipal de Educação e coordenadora da Câmara Técnica, Adenise Batista Rodrigues, agradeceu a presença dos colegas e ressaltou a importância de partilhar projetos bem sucedidos. “Durante as oficinas vamos apresentar exemplos que podem se transformar em modelos para serem multiplicados na área de abrangência da Associação. Não podemos ficar isolados e nem esperar que tudo venha dos governos federal e estadual, precisamos agir dentro de nossas escolas e transformar a educação em nossos municípios”.


O fortalecimento das políticas públicas foi lembrando pela presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), Marli Regina Fernandes da Silva, que colocou a entidade à  disposição dos profissionais do setor “que sabem o que é preciso para avançar”. O presidente do Sicredi Agroempresarial, Agnaldo Esteves também reforçou o apoio da cooperativa em auxiliar na Educação que segundo ele é “fundamental e primordial, sendo responsabilidade de todos nós”.


O presidente do Legislativo, professor Hudson Guimarães, se manifestou aos colegas enaltecendo o trabalho realizado dia a dia nas salas de aula e enfatizou que “a escola é a mola propulsora que transforma a vida dos alunos e a sociedade. O grande desafio está na educação de base, que é o que está sendo discutido nesse seminário, é lá no início que podemos transformar nossa sociedade”.


No período da manhã o professor Cássio Marcelo Mochi proferiu palestra abordando o tema do Seminário “Uma Reflexão sobre o Papel da Escola e do Professor para uma Educação do Século XXI” e apontando caminhos que podem ser percorridos para melhorar a qualidade do ensino.


Práticas

O período da tarde foi dedicado a oficinas, com práticas pedagógicas para proporcionar ferramentas para a atuação dos profissionais nas respectivas áreas deles. O tema “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)” será abordado pela professora Lucineide Rodrigues.


A professora Ângela de Cássia Silva Capóia de Osti vai apresentar a metodologia e os resultados do “Programa de Volta para a Escola - Combate à Evasão Escolar”, desenvolvido pela Prefeitura de Mandaguari. Já a professora Sônia da Silva Berti vai comentar questões relacionadas à “Transição Educação Infantil X Ensino Fundamental” e à “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Lucineide, Ângela e Sônia são coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03