ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Mandaguari apresenta quatro projetos no Prêmio Gestor Público

Quinta-feira, 12 de setembro de 2019


Representantes da Prefeitura de Mandaguari apresentaram, nesta quinta-feira, para a banca da comissão julgadora do Prêmio Gestor Público Paraná, quatro programas desenvolvidos pelo município que trazem benefícios direto para a comunidade. Os projetos foram elogiados e comentados pelo presidente do prêmio, Laérzio Chiazorin e pelo jurado Jean Carlos de Almeida Torres, representante da Assembleia Legislativa.

 

Por vídeo conferência, foram apresentados de forma detalhada os projetos inscritos: Farmácia Municipal, pela farmacêutica responsável Thayla Delaporte; Soletrarte pela coordenadora pedagógica Silvana Malheiro Huss; Horta Comunitário – Sustentabilidade e Compostagem, pela diretora da Escola Romagnole Junior, Andrea Moreira Batista e Estradas do Crescimento, pelo secretário de Agricultura, Felipe Martvi. A secretária de Governo, Vâine Michelan, que selecionou os projetos inscritos acompanhou as apresentações.

 

FARMÁCIA MUNICIPAL

 

Funcionando há um ano em novo espaço, a Farmácia Municipal é responsável por abastecer com medicamentos e pequenos equipamentos o Pronto Atendimento Municipal (PAM) e as sete Unidades Básicas de Saúde, além de fornecer os remédios para a população.

 

No novo prédio, em local centralizado, além de ser feita a dispensação dos medicamentos aos usuários do SUS, é realizado o controle, o processo de compras e o armazenamento dos remédios. Mais confortável, o ambiente conta com quatro guichês de atendimento, o que aumento o número atendimentos diários de 250 para 350 e reduziu o tempo de espera de 2 horas para 30 minutos. “Há um melhor gerenciamento dos recursos com a compras controladas, o estoque organizado por ordemalfabética e tempo de validade e o melhor atendimento à população”, explicou a farmacêutica Thayla.

 

SOLETRARTE

 

Realizado para alunos dos 4º e 5º anos, de seis escolas do Ensino Fundamental, o Soletrarte caiu no gosto dos alunos e das famílias, envolvendo aproximadamente 800 estudantes, através de soletração das palavras despertando o interesse em aprender ortografia e o melhorconvívio entre os alunos.

 

Com a implantação do projeto, houve melhorana concentração, dicção, atenção, memória e estratégias de estudo;Ludicidade e motivação na sala de aula entre alunos e professores e oportunizou uma aprendizagem significativa das palavras e seus significados.

 

A coordenadora do Soletrarte, Silvana Huss, explica que as palavras são escolhidas conforme as exigências de cada ano letivo. “É um projeto admirado pelas crianças, pelos pais e pelos educadores. Nossa intenção é expandi-lo para outras turmas, alcançando mais alunos da rede municipal”.

 

SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

 

Realizado na escola Romagnole Junior, que atende 267 crianças em tempo integral, o projeto de sustentabilidade e horta comunitário surgiu para valorizar o aluno e demonstrar sua importância na sociedade.

 

No desenvolvimento do projeto foi implantando uma compostagem na escola, uma vez que a escola oferece três refeições diárias e produz muito lixo orgânico, hoje transformando em adubo utilizado na horta do colégio. Cuidada pelos alunos, toda a colheita da horta é consumida durante as refeições. A água para as hortaliças é captada por um reservatório que capta água da chuva e foi construído pelos próprios alunos e professores.

 

“Com esse projeto reaproveitamos a água da chuva e o material orgânico em nossa composteira, fortalecendo a relação entre escola e comunidade, deixando que os mesmos participem do preparo da horta e da compostagem. Assim diminuímos o impacto ambiental, desenvolvemos nos alunos atitudes de cuidado e consciência e estimulamos a participação de pais, alunos, professores, funcionários e ex-alunos na escola”, explica a diretora da escola Andreia Pavani.

 

ESTRADAS DO CRESCIMENTO

 

Atendendo o pedido, unânime,  dos produtores rurais , a Secretaria de Agricultura deu início ao projeto “Estradas do Crescimento”, que visa melhorar e aumentar a durabilidade das estradas rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola, o deslocamento de moradores, ônibus escolares e usuários no geral.

 

Para beneficiar mais famílias ealcançar a maior quantidade de quilômetros possíveis e atender a grande maioria das estradas, a alternativa foi cascalhar as estradas com uma mistura de materiais feita pela própria secretaria e aplicada por máquinas e servidores municipais, o que gerou uma economia de 90% do valor antes gasto para a recuperação e manutenção das vias.

 

“Com materiais mais baratos encontramos uma maior praticidade e durabilidade da cobertura aplicada, facilitando também a manutenção, assim conseguimos aumentar a quantidade de estradas atendidas, levando conforto e serviço de qualidade para os usuários”, explicou o secretário Felipe Martiv.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

04/04/2020 - Vinte e nove mandaguarienses estão em isolamento domiciliar em razão dos sintomas do novo coronavírus

O boletim deste sábado (4) mostra que, em relação aos dados de ontem (3), mais cinco pessoas procuraram o serviço de Saúde apresentando febre e outros indícios característicos da COVID-19. Os casos...

03/04/2020 - Prefeitura divulga critérios para acesso ao auxílio emergencial, mas ainda falta plataforma para não inscritos no Cadastro Único

A Prefeitura Municipal de Mandaguari, por meio desta e através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa sobre o Auxílio Emergencial. Entretanto, o Governo Federal ainda não divulgou a plataforma digital de...

03/04/2020 - Covid-19: Mandaguari tem três novas notificações

A secretaria de Saúde divulgou agora a tarde boletim atualizado sobre o coronavírus (Covid-19). Mandaguari tem 24 pessoas em isolamento domiciliar, nesta sexta-feira (3), por conta dos sintomas da doença. Os casos suspeitos...

03/04/2020 - Assistência Social terá atendimento para orientações a partir de segunda (6)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, estará realizando atendimento, a partir de segunda-feira (6/4) para orientações sobre os demais Serviços da pasta, na Prefeitura Municipal e também via contato...

03/04/2020 - CRAS adota novas medidas para prevenção e proteção em tempos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), adotando as medidas de prevenção e proteção a população ao Covid-19,...

Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e 13 às 17h

Última Atualização do site:   04/04/2020 19:44:46