Atenção Básica lembra o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Terça-feira, 08 de outubro de 2019


Ouvir matéria

O setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mandaguari emitiu nota lembrando o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), comemorado na última sexta-feira, 4 de outubro. São profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional nos serviços de Atenção Básica à Saúde/Atenção Primária em Saúde (APS).

 

         O foco do trabalho destas equipes são as atividades educativas em domicílios e coletividades, muitas vezes enfrentando sol quente outras adversidades, mas exercendo sempre um papel de orientador, já que são profissionais que conhecem de perto a realidade e a intimidade das famílias mandaguarienses.

 

         “Neste contexto, a Secretaria de Saúde, parabeniza em tempo, a todos ACS, que são fundamentais para a promoção e prevenção da saúde das pessoas atendidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, observa a diretora de Atenção Básica do município, enfermeira Alyne da Silva Maragno.

 

A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado. Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em 1991.

 

Num país tão grande como o Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais. Afinal, eles são responsáveis por:

 

Visitar as famílias de sua microárea e assim detectar doenças;

Ensinar normas de higiene;

Orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis;

Acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam;

Desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03