Defesa Civil alerta para mais chuva forte em Mandaguari

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019


Ouvir matéria

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Mandaguari estão atendendo chamados em vários pontos da cidade onde foram registrados alagamentos e outros imprevistos causados pelas fortes chuvas que caíram na tarde desta quarta-feira, dia 11. Segundo informações da Estação Meteorológica da Cocari, foram 95 mm de chuva até às 16 horas.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Paulo Conte, está acompanhando os trabalhos dos bombeiros e da Defesa Civil, juntamente com o secretário de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Leandro Correa, para atender os chamados e fazer o levantamento dos prejuízos que possam ter sido causados pela chuva intensa desta tarde. “Tivemos o registro de veículos que ficaram ilhados em garagens e pontos de alagamento, mas ainda é cedo para apresentarmos um balanço, já que os atendimentos ainda estão em andamento”, frisou Conte.

 

Para se ter uma ideia do volume de água que caiu em Mandaguari nesta  tarde vale explicar como funcionam os cálculos para medir a quantidade de chuva. O cálculo desse volume envolve apenas conceitos de geometria espacial e plana.O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2.

 

Um exemplo com número arredondado para 100 mm, bem próximo do que foi registrado em Mandaguari em duas horas. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.

Assim, o volume da chuva será dado por:
V = (área da base) x altura
V = 1 x 0,1 = 0,1 m3

 

Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros.Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de:V = 0,1 x 1000 = 100 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.

 

PREVISÃO

A Defesa Civil do Paraná emitiu alerta amarelo, indicando mais chuva intensa em Mandaguari para as próximas horas. Segundo os institutos climatológicos Simepar e Climatempo, deve continuar a chover na cidade pelo menos até o próximo domingo (15), porém em volume menor do que o registrado nesta quarta.

 

SERVIÇO

Caso algum morador precise de atendimento deve entrar em contato com o telefone 193.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03