ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Prefeitura realiza testes de resistência de concreto na obra dos vestiários do Complexo Esportivo

Sexta-feira, 06 de março de 2020


A equipe de engenharia da Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Mandaguari, realizou testes para atestar a resistência e a segurança das estruturas de concreto dos vestiários que estão sendo construídos no Complexo Esportivo que está sendo implantado no antigo pátio de manobras da Estação Ferroviária.

 

O controle de qualidade do concreto requer a realização de uma série de ensaios para comprovar que o material entregue na obra está de acordo com parâmetros de aceitação. O foco da equipe está nos ensaios de resistência do concreto, imprescindíveis para garantir a resistência à compressão e, por consequência, a qualidade da estrutura.

 

Desde o momento em que o concreto é preparado até a aplicação na obra, há uma série de fatores que podem colocar em risco sua resistência e desempenho. Daí a importância da realização de testes para confirmar se a resistência do concreto fornecido é a mesma prevista em projeto. Tal controle de qualidade é fundamental para garantir a vida-útil da estrutura, bem como a segurança dos funcionários da obra e de todas as outras pessoas, que irão usufruir do empreendimento no futuro.

 

Os procedimentos seguem as diretrizes da ABNT NBR 5739 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Nesse teste, o corpo de prova é submetido a um carregamento que aumenta progressivamente até a ruptura da amostra. O valor da força exercida no momento da ruptura indica a resistência máxima que o concreto suporta, garantindo assim a qualidade exigida quando da contratação da obra.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e 13 às 17h

Última Atualização do site:   13/04/2021 16:00:42