É BOM SABER: Esvazie as embalagens antes de reciclar

Sexta-feira, 14 de maio de 2021


Ouvir matéria

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “reciclar é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo”. Ou seja, transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

Em todo o mundo são produzidas toneladas de lixo diariamente e cada vez mais se torna necessário pensar sobre a importância da reciclagem. Por exemplo, no Brasil, 30% de todo lixo produzido tem potencial para ser reciclado. No entanto, apenas 3% deste total são de fato reciclados. Desse modo, a reciclagem se torna uma excelente alternativa para o problema de resíduos sólidos urbanos descartados incorretamente no meio ambiente.

Em Mandaguari, a coleta seletiva é realizada através de uma parceria entre o município, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, a Acaman (Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari), que mantém um calendário semanal de recolhimento do material.

POR QUE RECICLAR?

O destino do material que não é reciclado são os aterros sanitários. Ao reciclar o lixo contribuímos, por exemplo, para a economia de recursos naturais, redução de resíduos, economia de água e energia, geração de empregos e na redução dos custos de matérias-primas.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

O primeiro passo é separar os materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) do lixo comum (orgânico). Mas a reciclagem em casa vai muito além. É preciso também esvaziar as embalagens. Desse modo, retirar todo o líquido ou excesso de resíduos evitando que outros materiais recicláveis sejam contaminados.

Em alguns casos pode ser necessário lavar as embalagens. Desse modo, você evita o meu cheiro e o aparecimento de insetos que são atraídos pelos restos de comida. Retire também as tampas e amasse as embalagens, isso auxilia a reduzir o volume de lixo reciclado.

Depois, procure saber se há coleta seletiva na sua cidade. Caso não haja, procure a cooperativa de reciclagem mais próxima de você. Se informe sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser feita. Lembre-se que a coleta seletiva é realizada por cores para facilitar a separação dos materiais recicláveis.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03