ENTRE 399 MUNICÍPIOS

Mandaguari é a 29ª cidade mais transparente do Paraná, avalia Tribunal de Contas do Estado

Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Com nota de 95,59%, município está à frente de Maringá (36ª posição) e Londrina (91ª)


Ouvir matéria

Mandaguari atingiu o índice de 95,49% na avaliação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Com o desempenho, Mandaguari ocupa a 29ª posição no ranking entre os 399 municípios do Estado, à frente, inclusive, de cidades como Maringá (36ª) e Londrina (91ª).

Considerando apenas os municípios que integram a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), Mandaguari é a 1ª cidade mais transparente da região, à frente de Maringá. Os dados foram divulgados pelo TCE-PR no início deste mês.

“Transparência é algo extremamente importante em nossa administração: é uma forma de respeitar o munícipe, para que ele saiba exatamente tudo o que é feito com os seus impostos. Estamos muito felizes com o 29º lugar, que é resultado de um trabalho sério, realizado em equipe", afirma a prefeita Ivonéia Furtado. "Nossa gestão se orgulha de prestar contas corretamente e a proposta é melhorar ainda mais essa nota nas próximas avaliações do TCE”, completa a líder do Executivo.

AVANÇO - Em 2020, o Portal da Transparência da gestão 2017/2020 obteve a nota 62,88% ocupando a 299ª colocação no ranking do ITP. E, em 2019, a administração 2017/2020 ocupou o 164º lugar com nota 66,91%.

Na avaliação do TCE-PR foram analisadas a Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias. Entre os 159 itens avaliados, apenas cinco itens não foram respondidos conforme entendimento do TCE. 

Segundo Marta de Araújo, que gerencia e atualiza semanalmente o Portal da Transparência de Mandaguari, o “ótimo desempenho” do município é reflexo do esforço da atual gestão. 

"Garantir a Transparência das suas ações é uma das prioridades da atual gestão e é algo levado a sério pela Administração Municipal. O resultado reforça o trabalho ético e responsável desenvolvido pelos servidores municipais."

AVALIAÇÃO – Em agosto de 2021, o TCE-PR iniciou a 3ª edição da avaliação dos Portais da Transparência das 399 prefeituras do Paraná, aplicando o ITP, desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR. A análise do questionário, totalizando 159 itens, foi realizada por estudantes do 1º ao 5º ano do curso de Direito da Universidade Positivo, sob a orientação de servidores do TCE-PR.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Mandaguari é a 29ª cidade mais transparente do Paraná, avalia Tribunal de Contas do Estado Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda: Mandaguari é a 29ª cidade mais transparente do Paraná, avalia Tribunal de Contas do Estado

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/03/2024 16:40:46