CAMPO

Vazio da soja começa nesta sexta-feira e segue até 10/9

Terça-feira, 07 de junho de 2022

Durante 90 dias será proibido cultivar, manter ou permitir plantas vivas de soja


Ouvir matéria

O vazio sanitário da soja no Paraná, que inicia na próxima sexta (10), segue até o dia 10/9. Nesse período de 90 dias fica proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo. O objetivo é limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

"Essa medida deve ser positiva para todos os agricultores, porque vai combater a doença e minimizar os impactos na próxima safra", afirma o secretário de Agricultura, Yohann Furtado.

A Portaria n.º 516/2022, de 01/02/2022, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, estabeleceu o período do vazio sanitário para a cultura da soja em nível nacional para o ano de 2022. A Adapar é a responsável pela fiscalização no território paranaense e tem a missão de responsabilizar e aplicar as penalidades previstas em legislação para os produtores que não fizerem a erradicação das plantas vivas de soja.

DOENÇA DA SOJA - A ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi. Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, é considerada a principal doença da soja.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari com informações da AEN

Vazio da soja começa nesta sexta-feira e segue até 10/9 Crédito: AEN
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 10:41:15