GASTRONOMIA

Prefeita Ivonéia veta projeto de lei que considera costelada prato típico de Mandaguari

Quinta-feira, 30 de junho de 2022

Embasado em estudos do Comtur, ofício foi encaminhado nesta quinta (30)


Ouvir matéria

A prefeita Ivonéia Furtado vetou totalmente o projeto de lei, aprovado em sessões na Câmara Municipal, que prevê transformar a costelada em prato típico de Mandaguari. A decisão foi encaminhada via ofício, nesta quarta (29), ao Poder Executivo.

Agora, o projeto retorna à Câmara Municipal para os vereadores votarem se mantêm ou não o veto da prefeita. Ivonéia afirma que a Câmara Municipal não apresentou estudos nem realizou consultas públicas sobre o tema. A única justificativa no projeto de lei é que “algumas instituições” serviriam a costelada como prato principal à comunidade.

Citando pratos como o sukiyaki, produzido pela comunidade japonesa, e a promoção de pizzas, para arrecadar fundos a entidades, Ivonéia afirma que, em Mandaguari, “inúmeras outras instituições” têm a cultura de oferecer pratos diversos e que “não há informações" de que as demais instituições, que fazem outros tipos de pratos, tenham sido consultadas. 

No ofício, que leva em conta os estudos desenvolvidos pelo Conselho Municipal de Turismo de Mandaguari (Comtur), a prefeita afirma que "pode estar ocorrendo uma preterição de alguns grupos em detrimento de outros, o que poderá caracterizar afronta à Constituição Federal e aos princípios do Direito Administrativo, como a isonomia e a impessoalidade”.

CONCEITO – No documento, Ivonéia aborda a questão do conceito de costela, reforçando que, enquanto corte bovino, a costela pode ser utilizada para compor uma série de pratos, como costela ao fogo de chão, costela assada, costela na pressão, entre outros. Característica da maior parte das regiões do Brasil, a costelada, segundo a prefeita, “nada traz de novo nesta localidade”.

OPINIÃO PÚBLICA – A chefe do Executivo também cita que a preferência popular, evidenciada em pesquisa virtual promovida pela Administração Municipal, rejeita a costelada como prato típico de Mandaguari. Em enquente online promovida em uma rede social da Prefeitura de Mandaguari, entre os dias 12 e 26 de maio, o frango com polenta saiu vitorioso, totalizando 47,9% dos 470 votos. A costelada ficou em segundo lugar, com 38,3% dos votos, seguida pelo porco na lata, com 13,8%.

Diante do veto, ainda segundo Ivonéia, o comtur deve seguir com o processo de estudo e de embasamento técnico e histórico para instituir o prato típico de Mandaguari “que atenda a vontade da população”.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Prefeita Ivonéia veta projeto de lei que considera costelada prato típico de Mandaguari Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03