DE JANEIRO A JULHO

Creas registra aumento de 87,5% nos casos de violência contra mulher neste ano

Terça-feira, 09 de agosto de 2022

Casos são de mulheres que têm de 20 a 50 anos


Ouvir matéria

O número de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Mandaguari aumentou cerca de 87,5% neste ano. Ao todo 15 atendimentos foram registrados entre janeiro e julho de 2022. 

“Esse período de pós-pandemia, com aumento do desemprego e de casos de alcoolismo, deixou a violência mais presente nas famílias”, avalia Maria de Lourdes, coordenadora do Creas.

Os casos registrados neste ano são de mulheres que têm de 20 a 50 anos.  Conforme Lourdes, aproximadamente 70% dos casos que chegam ao Creas passaram pela Vara Criminal ou pela delegacia de polícia e são relativos a violência física. 

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Murilo Meleiro, o aumento no número de casos já era algo previsto pela equipe do Creas. 

“O acolhimento realizado de forma adequada, como nós fazemos no Creas, e divulgação de campanhas que conscientizam as mulheres sobre seus direitos fazem com que, naturalmente, o número de atendimentos aumente”, afirma.

Para melhorar os atendimentos a mulheres vítimas de violência, a atual gestão inaugurou, em agosto do ano passado, a sala Direito Delas. O espaço, que tem decoração delicada e garante privacidade às vítimas, possibilita o acolhimento adequado das mulheres.

A sala recebeu o nome da professora Eliane Pedrina Henriques, mandaguariense que faleceu em abril do ano passado, aos 40, vítima de feminicídio.

PROTEÇÃO – O Creas é uma unidade pública de atendimento para a população acessar os serviços da Proteção Social Especial, ou seja, para famílias que estejam em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e situação de trabalho infantil, entre outras.

CREAS
Onde Rua Interventor Manoel Ribas, 336, Centro
Quando segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Mais informações (44) 3233-0294

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Creas registra aumento de 87,5% nos casos de violência contra mulher neste ano Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e 13 às 17h

Última Atualização do site:   30/09/2022 15:15:22