MEIO AMBIENTE

Acaman também recolhe óleo de cozinha usado

Quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Saiba como descartar corretamente este resíduo


Ouvir matéria

Os mandaguarienses utilizam o óleo de cozinha para fritar diversos alimentos, tanto em casa, como em estabelecimentos comerciais. Após a utilização, muitas pessoas não sabem como descartá-lo e acabam jogando o produto nos ralos das pias, vasos sanitários, ou colocam em sacolas plásticas e recipientes fechados e os depositam no lixo. Porém, todas essas formas de jogá-lo fora estão erradas e prejudicam o meio ambiente.
 

A Acaman – Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari comunica que também recebe o óleo de cozinha usado na sua sede (Rua Pedro Madeira, 84 – Parque Industrial II) e também no caminhão de coleta de recicláveis.
 

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o consumo de óleos vegetais no Brasil se situa em torno de três bilhões de litros ao ano, e a estimativa é que, de cada quatro litros consumidos, um seja descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente sem o devido cuidado e controle.
 

As redes coletoras de esgoto são feitas para conduzir apenas dejetos líquidos. Apesar de o óleo ter a consistência líquida, uma vez que ele se mistura com a água, se solidifica e faz com que a tubulação fique obstruída, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento.
 

Isso significa que boa parte desse resíduo chega aos mananciais e fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de várias espécies aquáticas.
 

Algumas pessoas realizam o descarte do óleo colocando-o dentro de sacos de lixo. Isso também não é correto porque, à medida que entra em contato com o solo, o óleo impermeabiliza o terreno, impedindo que a água se infiltre. Isso piora em situações de enchentes, além de que o resíduo carregado pela chuva se acumula às margens dos rios.
 

DESCARTE E RECICLAGEM

O descarte correto do óleo de cozinha é feito através da garrafa pet. Mas atenção, ela deve ser entregue nos pontos de coleta da cidade.
 

A reciclagem do produto é uma saída sustentável para o problema. Existem diversas finalidades para o óleo de cozinha usado. Entre elas estão a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. É só escolher a melhor opção e reutilizar o óleo para minimizar os impactos negativos que ele causa no planeta.
 

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   11/06/2024 13:48:22