EDUCAÇÃO

Mandaguari registra o 4º melhor Ideb da região da Amusep

Terça-feira, 20 de setembro de 2022

Com nota 7,1, cidade está empatada com Lobato


Ouvir matéria

Mandaguari conquistou a 4ª melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), em 2021, considerando as cidades da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

A cidade registrou nota 7,1, empatada com Ivatuba (7,1), à frente de Lobato (7,0) e atrás de Ourizona e Atalaia (ambas com 7,2).

O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), garante a 15ª posição a Mandaguari no ranking das 399 cidades paranaenses. Mandaguari surge empatada com outros quatro municípios: Ivatuba, Medianeira, Rio Negro e Sertaneja.  

A nota do Ideb representa uma queda de 6,5% em relação à avaliação anterior, de 2019, quando o município atingiu a nota 7,6. "7,1 é uma nota excelente em tempos de pandemia. Estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido pelos nossos professores", afirma a secretária municipal de Educação, Selma Bertolini.

Segundo a prefeita Ivonéia Furtado, o período da pandemia influenciou na nota obtida. “Mandaguari, assim como outras cidades do Brasil, enfrentou dificuldades durante a pandemia. Porém, temos uma equipe unida e professores muito capacitados para seguirmos com bons resultados nas próximas avaliações do Ideb”, afirma a prefeita Ivonéia Furtado.  

Mandaguari, segundo a chefe do Executivo, vai manter ações para o desenvolvimento de uma educação de igualdade e qualidade. “Nossa proposta é seguir investindo na qualificação dos professores e funcionários, alimentação saudável, transporte e aquisições de material escolar e pedagógico”.

Realizado a cada dois anos, o Ideb é um índice do Ministério da Educação (MEC) que avalia o conhecimento dos alunos em português e matemática, além de considerar as taxas de reprovação em cada localidade.

AVANÇOS – Conectada à inovação e tecnologia, a gestão municipal adquiriu 110 computadores para a rede municipal de ensino. As aquisições, que iniciaram em 2021, representam um investimento de R$ 409.259,59 de recursos próprios.

As aquisições, que melhoraram o acesso à informação e ofertam educação qualidade, beneficiaram mais de 1.800 alunos. Os equipamentos foram destinados a salas pedagógica e de informática, além dos setores administrativos de escolas e Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs).

A valorização dos profissionais da educação também é outra frente importante para o município. "Mandaguari garante, atualmente, o piso nacional a todos os professores da rede municipal", lembra Ivonéia.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Mandaguari registra o 4º melhor Ideb da região da Amusep Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03