EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Professores mandaguarienses lotam Módulo Cultural para palestra sobre racismo

Quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Promovido pela Prefeitura, evento ocorreu na noite de quarta-feira (21)


Ouvir matéria

Para combater o racismo e todo tipo de discriminação, a Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu, na noite de quarta (21), a palestra “O Papel do Professor na Educação Antirracista” da professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da UEM, Marivânia Araújo. 

Doutora em Sociologia, a pesquisadora abordou a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da população negra e reforçou a importância da igualdade social e do respeito à diversidade cultural nas unidades de ensino. 

“Criança negra, cigana, LGBT, tem que ter um lugar de acolhimento. Que esse acolhimento seja feito por nós, professores”, discursou a professora.

Marivânia lembrou que o Brasil “é um país racista” e que educadores e servidores devem estar atentos constantemente às ações e aos discursos que podem ser considerados ofensivos. “Escola, infelizmente, é um local em que se reproduz racismo, inclusive entre os professores”, afirmou.  

IMPORTÂNCIA – Diante de professores que lotaram o auditório do Módulo Cultural, a prefeita Ivonéia Furtado lembrou que é preciso lutar sempre contra todo o tipo de discriminação e parabenizou os educadores pelo resultado alcançado no Ideb de 2021. 

“Entre as 399 cidades do Paraná, Mandaguari tem o 15º melhor Ideb. Isso é muito bom: enfrentamos muitas dificuldades da pandemia e, mesmo assim, tivemos um ótimo desempenho, graças a vocês”, elogiou a chefe do Executivo, citando dados divulgados nesta semana pela SME.

COMBATE – Para o secretário municipal de Assistência Social, Murilo Meleiro, a palestra é uma oportunidade para pensar em políticas eficazes para o combate às discriminações. “As pessoas não nascem racistas, machistas: ela se tornam. Precisamos falar sobre isso”, disse.

A secretária municipal de Educação, Selma Bertolini, agradeceu a presença da palestrante e dos professores que compareceram. “Muito obrigada por terem vindo. Ouvir a Marivânia nos poupa de ler um livro, porque ela tem muito conhecimento para ensinar”, disse.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e 13 às 17h

Última Atualização do site:   30/09/2022 16:53:49