AVANÇO

Mandaguari dá mais um passo para conquista do selo de Indicação geográfica do café

Sexta-feira, 11 de novembro de 2022

O selo é uma garantia para o consumidor, pois comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares


Ouvir matéria

Esta semana foi realizada mais uma reunião técnica sobre a obtenção do Selo de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por parte do município de Mandaguari. O selo é uma garantia para o consumidor, pois comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem. O encontro foi realizado na sede da Cafeeira Bela Esperança.
 

A administração municipal esteve representada pela prefeita Ivonéia Furtado, o vice João Jorge Marques, o secretário Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Eduardo Abílio e o diretor de turismo, Ricardo Benedetti. A reunião contou ainda com a presença de integrantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e representantes da empresa Viva Soluções.
 

A prefeita Ivonéia destacou a importância da parceria com o SEBRAE e desse trabalho da Indicação Geográfica – IG para Mandaguari e região e se colocou à disposição do projeto.
 

Durante o encontro também foi colocada em discussão quais as regiões que possuem semelhança com o solo de Mandaguari, para que fosse delimitada uma região para a realização de um estudo técnico. Com, isso, além de Mandaguari, foram incluídos os municípios de Arapongas, Apucarana, Marialva, Jandaia do Sul, Cambira.
 

Os participantes debateram ainda a respeito do nome da IG que, a princípio, seria “Café Mandaguari”, mas abriu-se a possibilidade de, no futuro, ser acrescentado o termo “da região”.
 

Outro item importante discutido foi a composição da diretoria de uma associação a ser formada, um dos requisitos necessários para a futura implantação da IG de Mandaguari. Depois de batido o assunto e sugeridos alguns nomes para presidir a entidade, os participantes chegaram a um consenso em torno do cafeicultor Fernando Rosseto.
 

PRÓXIMO – A próxima reunião foi agenda para o dia 25 de novembro próximo, às 17 horas, em local a ser definido em breve.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 13:00:38