ELEIÇÕES

Prefeita Ivonéia deve compor nova diretoria do Cisamusep

Segunda-feira, 14 de novembro de 2022

POleito será realizado em Santa fè no início de dezembro


Ouvir matéria

Com informações da Assessoria Amusep

Estão previstas para o dia 7 de dezembro, em Santa Fé, as eleições para as novas diretorias da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); e dos consórcios públicos intermunicipais de Gestão (Pró-Amusep); e de Saúde (Cisamusep). Os prefeitos definiram a data durante reunião ordinária realizada na última sexta-feira (11), na sede da entidade, em Maringá.

A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, esteve presente e, segundo deliberação dos chefes dos executivos da região presentes, deverá compor a nova diretoria do Cisamusep, no cargo de vice-presidente. “Estou à disposição para colaborar com a nova direção da entidade de suma importância para complementar o atendimento na saúde pública de nossa região”, afirmou a prefeita, que é enfermeira, após a indicação.

O presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, explica que o colégio eleitoral da Associação e dos dois consórcios são os 30 prefeitos das cidades da região. “A cada dois anos, temos as eleições para as diretorias das três instituições. Então, é comum realizar os pleitos em uma só data e local”, destacou.

Na Amusep, de acordo com a assessoria da entidade, o mandato é de um ano. No Pró e no Cisa, de dois. A Associação tem a missão de fazer a articulação política, e de promover a capacitação e o aprimoramento profissional dos gestores. Além de manter um Departamento de Arquitetura e Engenharia, que é responsável pela elaboração de projetos para as prefeituras.

Hoje, a principal função do Pró-Amusep é administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Norte Novo. Para o próximo ano, o Consórcio tem o objetivo de iniciar o trabalho de licenciamento ambiental. O mandato é de dois anos. O atual presidente é o prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro.
 

A missão do Cisamusep é realizar consultas médicas, exames laboratoriais e cirurgias de baixa complexidade. Também, é responsável pela gestão de programas oficiais de Saúde dos governos do Estado e Federal. O mandato é de dois anos. O atual presidente é o prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado.
 

Ainda na área de saúde, a novidade apresentada foi a renovação da frota de ambulâncias do Samu, que passa a disponibilizar bolsas de sangue para transfusão no helicóptero que presta atendimento em casos mais graves. É uma iniciativa pioneira no Brasil, adotada para preservar a vida de pessoas, que sofrem hemorragias, provocadas por traumas frutos de acidentes, principalmente, de trânsito.
 

TURISMO - Outra decisão dos prefeitos foi aprovar o aporte financeiro da Amusep na Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense (Adetur). A entidade será criada no próximo dia 24 de novembro, durante assembleia a ser realizada na Casa do Criador, localizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. A missão da Agência será administrar a Instância de Governança Regional (IGR) “Encantos dos Ipês” e trabalhar pelo fortalecimento da atividade turística nos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, mais Jardim Olinda.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e 13 às 17h

Última Atualização do site:   27/01/2023 14:35:16