PREVENÇÃO

Saúde divulga dicas para evitar acidentes com escorpiões

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

alta temperatura e chuvas constantes propiciam o aumento no número de casos


Ouvir matéria

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do município de Mandaguari está distribuindo para a população, um panfleto com informações e orientações sobre a prevenção contra os escorpiões, especialmente nesta época, com a alta temperatura e chuvas constantes neste período do ano propiciam o aumento no número de casos envolvendo acidentes provocados por animais peçonhentos.
 

O escorpião talvez seja uma das pragas urbanas mais temidas. Não é para menos: a picada desse aracnídeo é dolorosa e, em alguns casos, pode ser fatal. Esses animais têm hábitos noturnos. Eles dificilmente são vistos à luz do dia, pois esperam o sol baixar para sair procurando comida.
 

O escorpião se alimenta basicamente de insetos e outras criaturas invertebradas. Os principais esconderijos do artrópode são lugares escuros. Se você mora no campo, pode encontrar ninho de escorpião embaixo de tocos de madeira ou de pedras. Na cidade, a preferência é por canteiros de obras, latões de lixo ou quaisquer pontos que acumulem entulho.
 

Os escorpiões também são encontrados nas tubulações de esgoto. Isso porque eles são predadores das baratas, insetos que vivem no subterrâneo. Ou seja: uma infestação de cascudas na cozinha ou na despensa pode representar um risco ainda maior, já que elas atraem outras criaturas nocivas.
 

A Vigilância em Saúde local tem realizado buscas ativas no entorno de residências e locais públicos. Juntamente com agentes da dengue treinados para o combate ao escorpião, equipes capacitadas contam ainda com apoio da Secretaria Urbanismo, Obras e de Serviços Públicos nos casos de remoção de materiais pesados como entulhos e tampa de bueiros.
 

Ao encontrar o animal, a comunidade deve contatar a Vigilância em Saúde informando endereço para visita e orientação de agentes. A medida auxilia o trabalho do município para controle e prevenção. Já em casos de acidentes, deve-se procurar uma UBS e em casos mais graves, o Pronto Atendimento Municipal (PAM).
 

         A ação atual da Saúde é realizada através do programa ProVigiA (Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde).

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   11/06/2024 13:48:22