SAÚDE

Prefeitura de Mandaguari transportou 69 moradores para cirurgias de catarata neste ano

Quarta-feira, 24 de maio de 2023

Traslado foi realizado pela Administração Municipal; cirurgia, custeada pelo SUS


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encaminhou, entre janeiro a maio deste ano, 69 moradores para cirurgias de catarata no Hospital de Olhos do Norte Pioneiro, em Jacarezinho (distante a 218 km).

Entre os moradores há 44 pacientes do sexo feminino, os demais são do sexo masculino. Os pacientes têm até 84 anos. Atualmente, 41 mandaguarienses aguardam cirurgias de catarata – desses, 37 já estão devidamente encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O traslado dos pacientes foi realizado pela Prefeitura de Mandaguari e a cirurgia foi custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a prefeita Ivonéia Furtado, cada paciente precisa ir cinco vezes a Jacarezinho para participar da avaliação médica, das cirurgias e revisões. “Os moradores não precisam pagar pelo transporte. Os grupos são acompanhados por um servidor da Saúde, que permanece à disposição dos pacientes. Nossa equipe aguarda cada consulta, cada cirurgia, até a hora do retorno para Mandaguari”, detalha a prefeita. 

Um dos moradores beneficiados foi o desempregado Antônio Bueno, 66, que teve os dois olhos esperados. “Tudo mudou: tenho mais visão, tenho mais vida. Não tenho palavras para descrever essa alegria”, observa. Nascido em Juti (MS) e radicado em Mandaguari há uma década, Bueno descobriu a doença ao ser reprovado, há 10 anos, no teste de renovação da habilitação de motorista.

“Tive o problema lá em Juti. E nunca corri atrás por medo. O pessoal falava que podia ficar cego, que a cirurgia é perigosa, essas besteiras”, lembra. Em dezembro do ano passado, Bueno deu entrada na SMS: “Foi tudo muito rápido. Um mês depois eu já estava na 1ª consulta.”

Segundo o morador, o atendimento dos médicos e de servidores da SMS foi exemplar. “Todo mundo me tratou muito bem, cuidaram de mim. Muito obrigado mesmo”, elogiou. 

OPERADOS – Em dezembro do ano passado, ao todo 150 mandaguarienses foram operados de catarata. Nesta semana, a Administração Municipal recebeu a confirmação de que mais 37 pacientes serão operados via SUS, em Jacarezinho.

“Essa parceria com o hospital em Jacarezinho é algo inédita, porque eles integram a 19ª Regional de Saúde, enquanto Mandaguari pertence à 15ª Regional de Saúde. Depois da nossa parceria, o hospital vai disponibilizar os atendimentos, também, para outras cidades da nossa região que também estão interessadas”, afirma a coordenadora geral de agendamento da Saúde, Jaqueline Tambalo.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Antônio Bueno: de óculos escuros, morador se recupera da cirurgia de catarata Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda: Antônio Bueno: de óculos escuros, morador se recupera da cirurgia de catarata

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   11/06/2024 13:48:22