28/06/2018 10:37

Prefeitura de Mandaguari executa limpeza de bueiros

Qualidade de Vida

Uma grande quantidade de bueiros existentes em Mandaguari vai receber manutenção através de um sistema mecanizado. O serviço começou a ser executado por uma empresa especializada que utiliza um caminhão hidro jato. O serviço, coordenado pela Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, foi iniciado na manhã desta quinta-feira, dia 28, na região dos Jardim Nova América e dos conjuntos Tancredo Neves e Vila Verde.

Logo no primeiro bueiro foram encontrados sacos plásticos, latinha de cerveja, pedaços de madeira e outros detritos. Durante a limpeza é criada uma ligação entre o bueiro e a galeria que por meio de uma sonda conectada ao caminhão é feita a desobstrução do trecho, normalizando assim, o escoamento da água acumulada. Em seguida, é realizada à sucção dos resíduos pelo caminhão hidro jato finalizando o processo com mais rapidez.

Além das bocas de lobos é realizada limpeza em galerias subterrâneas sem a necessidade de quebrar o asfalto. Uma outra vantagem é a de que, enquanto o caminhão leva 20 minutos para fazer a manutenção em um bueiro, manualmente duas pessoas levariam quase um dia.

Esse tipo de serviço que está sendo realizando no sistema de escoamento de pluviais em Mandaguari além proporcionar mais agilidade ainda proporciona uma maior garantia na qualidade do serviço.

A desobstrução desses bueiros também é uma ação para combater a proliferação do mosquito aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e a febre chikungunya. Com a limpeza desses locais são eliminados possíveis criadouros do mosquito.

CONSCIENTIZAÇÃO – A Prefeitura está executando a limpeza dos bueiros, mas os moradores também estão sendo orientados e conscientizados no sentido de não jogarem lixo dentro das bocas de lobos para evitar novos entupimentos.