Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
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Segundo
Levantamento divulgado pela dire??o do PAM (Pronto Atendimento Municipal) de
Mandaguari, a unidade de sa?de realizou 50.434 atendimentos no ano de 2017. O
m?s com maior n?mero de procedimentos foi o de setembro, quando foram efetuados
4.993 atendimentos. A m?dia di?ria foi de 138 pessoas por dia.
?N?s estamos nos adequando e organizando
internamente o PAM, num trabalho que visa melhorar cada vez mais o atendimento
para os usu?rios do sistema p?blico de sa?de?, frisa a diretora da unidade,
Deise Vernilo. Por outro lado, existe a inten??o de transformar o PAM em uma
UPA (Unidade de Pronto Atendimento). ?J? estamos reivindicando junto ao
Minist?rio da Sa?de esta transforma??o, porque entendemos que temos uma bola
estrutura e equipes para iniciar o trabalho como, por exemplo, o atendimento
com dois m?dicos em todas as escalas diariamente?, o prefeito Romualdo Batista.
Em rela??o ao ano de 2016, quando foram
realizados 54.099 atendimentos, houve uma queda de 7%, justificada pela reforma
e amplia??o de antigas Unidades B?sicas de Sa?de e a constru??o de quatro
novas. Estas unidades tamb?m possuem atendimento m?dico e equipes de Agentes
Comunit?rios de Sa?de, No caso da unidade do Jardim Boa Vista, hor?rio de
atendimento foi estendido para o per?odo noturno.
EQUIPE
De acordo com a dire??o do PAM, a unidade
conta hoje com 6 recepcionistas; 1 vigia noturno (mais um que cobre as folgas);
5 colaboradores de servi?os gerais; 9 motoristas; 17 auxiliares de enfermagem;
9 enfermeiros; 1 farmac?utica; 4 t?cnicos em Raio-X; 1 administrativo; 1
diretora administrativa; 10 motoristas e 25 m?dicos, mas que pode variar de
acordo com a disponibilidade de escala.
INFORMATIZA??O
A Prefeitura de
Mandaguari j? promoveu a interliga??o do PAM com algumas Unidades B?sicas de
Sa?de. O novo servi?o cria um prontu?rio ?nico, que possibilita o acesso ao
hist?rico dos pacientes em qualquer unidade de sa?de do munic?pio em tempo
real. Com essa ferramenta da inform?tica, a equipe multiprofissional tem acesso
a todos os procedimentos de sa?de realizados anteriormente, aperfei?oando as
condi?es de avaliar o paciente. Tamb?m ? poss?vel fazer o controle eficaz da
distribui??o de medicamentos e o gerenciamento de exames laboratoriais. Os
funcion?rios registram as informa?es no sistema em tempo real via web,
garantindo seguran?a tanto para usu?rios quanto para as unidades de sa?de.
Outra
vantagem do uso da tecnologia que j? existe no PAM ? o armazenamento de dados,
que possibilita ? Secretaria de Sa?de ter acesso a dados estat?sticos para
realizar de maneira mais eficiente e r?pida o planejamento e as estrat?gias para
o setor. Com estes dados armazenados, o sistema poder? informar quantos
pacientes est?o em atendimento ou foram atendidos em determinado hor?rio, por
faixa et?ria, bairro e sexo, por exemplo.
Fonte: Saúde Pública
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