Saúde

PAM realizou mais de 50 mil atendimentos em 2017

Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


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Segundo Levantamento divulgado pela dire??o do PAM (Pronto Atendimento Municipal) de Mandaguari, a unidade de sa?de realizou 50.434 atendimentos no ano de 2017. O m?s com maior n?mero de procedimentos foi o de setembro, quando foram efetuados 4.993 atendimentos. A m?dia di?ria foi de 138 pessoas por dia.

?N?s estamos nos adequando e organizando internamente o PAM, num trabalho que visa melhorar cada vez mais o atendimento para os usu?rios do sistema p?blico de sa?de?, frisa a diretora da unidade, Deise Vernilo. Por outro lado, existe a inten??o de transformar o PAM em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). ?J? estamos reivindicando junto ao Minist?rio da Sa?de esta transforma??o, porque entendemos que temos uma bola estrutura e equipes para iniciar o trabalho como, por exemplo, o atendimento com dois m?dicos em todas as escalas diariamente?, o prefeito Romualdo Batista.

         Em rela??o ao ano de 2016, quando foram realizados 54.099 atendimentos, houve uma queda de 7%, justificada pela reforma e amplia??o de antigas Unidades B?sicas de Sa?de e a constru??o de quatro novas. Estas unidades tamb?m possuem atendimento m?dico e equipes de Agentes Comunit?rios de Sa?de, No caso da unidade do Jardim Boa Vista, hor?rio de atendimento foi estendido para o per?odo noturno.

        

        

EQUIPE

         De acordo com a dire??o do PAM, a unidade conta hoje com 6 recepcionistas; 1 vigia noturno (mais um que cobre as folgas); 5 colaboradores de servi?os gerais; 9 motoristas; 17 auxiliares de enfermagem; 9 enfermeiros; 1 farmac?utica; 4 t?cnicos em Raio-X; 1 administrativo; 1 diretora administrativa; 10 motoristas e 25 m?dicos, mas que pode variar de acordo com a disponibilidade de escala.

 

INFORMATIZA??O

         A Prefeitura de Mandaguari j? promoveu a interliga??o do PAM com algumas Unidades B?sicas de Sa?de. O novo servi?o cria um prontu?rio ?nico, que possibilita o acesso ao hist?rico dos pacientes em qualquer unidade de sa?de do munic?pio em tempo real. Com essa ferramenta da inform?tica, a equipe multiprofissional tem acesso a todos os procedimentos de sa?de realizados anteriormente, aperfei?oando as condi?es de avaliar o paciente. Tamb?m ? poss?vel fazer o controle eficaz da distribui??o de medicamentos e o gerenciamento de exames laboratoriais. Os funcion?rios registram as informa?es no sistema em tempo real via web, garantindo seguran?a tanto para usu?rios quanto para as unidades de sa?de.

Outra vantagem do uso da tecnologia que j? existe no PAM ? o armazenamento de dados, que possibilita ? Secretaria de Sa?de ter acesso a dados estat?sticos para realizar de maneira mais eficiente e r?pida o planejamento e as estrat?gias para o setor. Com estes dados armazenados, o sistema poder? informar quantos pacientes est?o em atendimento ou foram atendidos em determinado hor?rio, por faixa et?ria, bairro e sexo, por exemplo.  

Fonte: Saúde Pública

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