Quinta-feira, 10 de maio de 2018
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Em Mandaguari, atrav?s do Programa Sa?de na
Escola (PSE), os profissionais do N?cleo de Apoio ? Sa?de da Fam?lia (NASF)
realizam atividades coletivas com crian?as dos anos iniciais das Escolas
Municipais. Neste ano o projeto ser? realizado em duas escolas: Yolanda Cercal
no primeiro semestre e Dr. Ary da Cunha Pereira no segundo, com foco na
psicomotricidade.
Dentro do programa, os alunos passam por uma
identifica??o inicial do professor respons?vel. Aqueles que apresentam
dificuldades psicomotoras s?o encaminhados para a fisioterapeuta e o educador
f?sico no NASF, para a devida triagem cl?nica. Os alunos em que ? constatado o
d?ficit psicomotor, s?o inseridos no grupo para realiza??o das interven?es,
que s?o realizadas semanalmente, com um n?mero m?ximo de 10 alunos.
A psicomotricidade ? uma modalidade
terap?utica, conceituada como uma ci?ncia, cujo enfoque ? o movimento humano em
todas as suas formas de express?o e potencialidades, quer nas suas altera?es
patol?gicas, ou nas suas repercuss?es ps?quicas e org?nicas, com objetivos de
preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um ?rg?o ou
sistema.
A mesma fundamenta-se em tr?s princ?pios,
sendo eles: a motricidade, a afetividade e a mente e volta-se ? globalidade do
indiv?duo. Esta forma de tratamento tem como elementos b?sicos o esquema
corporal, a lateralidade, a estrutura??o espacial, a orienta??o temporal, a
respira??o, o ritmo e o equil?brio. A imagem do corpo permite construir o
modelo postural que cada um tem de si mesmo e tem um papel fundamental na
manuten??o e na regula??o postural. A lateralidade ? a fun??o de predom?nio que
permite que um dos dois hemisf?rios cerebrais tome a iniciativa de organizar o
ato motor, simbolizando a integra??o sens?rio-motora dos dois lados do corpo.
Quanto ao equil?brio, o mesmo ? definido como
a habilidade de manter o controle do corpo utilizando ambos os lados ou apenas
um deles de forma simult?nea ou alternada. Atrav?s da psicomotricidade, a
crian?a utiliza a via corporal para reconhecer seus limites, dificuldades e
habilidades, controla seu comportamento, ajusta-se ao meio social e adquire a
capacidade de controlar o pr?prio corpo. Apesar do projeto ser recente,
alguns dados refor?am a ideia de que h? rela??o entre desenvolvimento de
habilidades psicomotoras com problemas de aprendizagem, independente da
etiologia da mesma. Nesse sentido, chama-se a aten??o para o papel da escola
(notadamente educadores/professores) no que diz ? necessidade de inserir no seu
planejamento pedag?gico educa??o psicomotora, principalmente no ensino infantil
e s?ries iniciais do ensino fundamental. Pelo fato da abordagem psicomotora
integrar fun?es cognitivas, socioemocionais, simb?licas, psicolingu?sticas e
motoras, esta pode promover o desenvolvimento global do indiv?duo e, ainda,
minimizar a dificuldade de aprendizagem das crian?as.
Fonte: Prevenção
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