Saúde

Programa Sa?de na Escola com foco na psicomotricidade

Quinta-feira, 10 de maio de 2018


Ouvir matéria

Em Mandaguari, atrav?s do Programa Sa?de na Escola (PSE), os profissionais do N?cleo de Apoio ? Sa?de da Fam?lia (NASF) realizam atividades coletivas com crian?as dos anos iniciais das Escolas Municipais. Neste ano o projeto ser? realizado em duas escolas: Yolanda Cercal no primeiro semestre e Dr. Ary da Cunha Pereira no segundo, com foco na psicomotricidade.

Dentro do programa, os alunos passam por uma identifica??o inicial do professor respons?vel. Aqueles que apresentam dificuldades psicomotoras s?o encaminhados para a fisioterapeuta e o educador f?sico no NASF, para a devida triagem cl?nica. Os alunos em que ? constatado o d?ficit psicomotor, s?o inseridos no grupo para realiza??o das interven?es, que s?o realizadas semanalmente, com um n?mero m?ximo de 10 alunos.

A psicomotricidade ? uma modalidade terap?utica, conceituada como uma ci?ncia, cujo enfoque ? o movimento humano em todas as suas formas de express?o e potencialidades, quer nas suas altera?es patol?gicas, ou nas suas repercuss?es ps?quicas e org?nicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um ?rg?o ou sistema.

A mesma fundamenta-se em tr?s princ?pios, sendo eles: a motricidade, a afetividade e a mente e volta-se ? globalidade do indiv?duo. Esta forma de tratamento tem como elementos b?sicos o esquema corporal, a lateralidade, a estrutura??o espacial, a orienta??o temporal, a respira??o, o ritmo e o equil?brio. A imagem do corpo permite construir o modelo postural que cada um tem de si mesmo e tem um papel fundamental na manuten??o e na regula??o postural. A lateralidade ? a fun??o de predom?nio que permite que um dos dois hemisf?rios cerebrais tome a iniciativa de organizar o ato motor, simbolizando a integra??o sens?rio-motora dos dois lados do corpo.

Quanto ao equil?brio, o mesmo ? definido como a habilidade de manter o controle do corpo utilizando ambos os lados ou apenas um deles de forma simult?nea ou alternada. Atrav?s da psicomotricidade, a crian?a utiliza a via corporal para reconhecer seus limites, dificuldades e habilidades, controla seu comportamento, ajusta-se ao meio social e adquire a capacidade de controlar o pr?prio corpo. Apesar do projeto ser recente, alguns dados refor?am a ideia de que h? rela??o entre desenvolvimento de habilidades psicomotoras com problemas de aprendizagem, independente da etiologia da mesma. Nesse sentido, chama-se a aten??o para o papel da escola (notadamente educadores/professores) no que diz ? necessidade de inserir no seu planejamento pedag?gico educa??o psicomotora, principalmente no ensino infantil e s?ries iniciais do ensino fundamental. Pelo fato da abordagem psicomotora integrar fun?es cognitivas, socioemocionais, simb?licas, psicolingu?sticas e motoras, esta pode promover o desenvolvimento global do indiv?duo e, ainda, minimizar a dificuldade de aprendizagem das crian?as.

Fonte: Prevenção

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/07/2025 14:50:49