Educação

Projeto educacional de Mandaguari mais uma vez entre os melhores do Estado

Segunda-feira, 05 de novembro de 2018


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Vencedor no ano passado, o Projeto ?De Volta Para a Escola?, da Secretaria de Educa??o da Prefeitura de Mandaguari, foi selecionado novamente e est? entre os 33 projetos de 30 munic?pios selecionados pela comiss?o julgadora do Pr?mio Gestor Paran? 2018, realizado pelo Sindicado dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paran? (Sindafep).

A solenidade de entrega da premia??o e a revela??o do primeiro colocado est? prevista para o dia 21 de novembro pr?ximo, na Assembleia Legislativa, em Curitiba, a partir das 18 horas. Al?m de ter vencido o pr?mio de 2017, Mandaguari j? teve destacados os projetos do Espa?o Conviver, de Gera??o de Renda e Desenvolvimento Sustent?vel, realizado em parceria com Acaman (Associa??o dos Catadores de Mandaguari) e pelo Almoxarifado Central.

Al?m de Mandaguari, foram escolhidos projetos dos munic?pios de: Cafel?ndia, Campo Mour?o, Carambe?, Curitiba, Entre Rios do Oeste, Francisco Beltr?o, Gua?ra, Ivaipor?, Jussara, Lapa, Mandirituba, Maring?, Matinhos, Mato Rico, Nova Esperan?a, Para?so do Norte, Paranava?, Pato Branco, Peabiru, P?rola, Ponta Grossa, Quarto Centen?rio, Reserva, Santa Mariana, Santa Terezinha do Itaipu, Santana do Itarar?, S?o Jorge do Iva?, Sarandi e Ubirat?.

 

OBJETIVO

Com o objetivo de valorizar projetos de administra??o p?blica que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, o Pr?mio Gestor P?blico Paran? (PGP-PR) est? ajudando a melhorar a vida dos paranaenses.

Por meio da valoriza??o da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os projetos e implantaram a?es em favor do desenvolvimento local, o PGP-PR tamb?m pretende incentivar os munic?pios do estado a adotar metodologias de planejamento, execu??o e controle de projetos em seus programas governamentais. Al?m do reconhecimento dos servi?os p?blicos de qualidade, o PGP-PR proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas pr?ticas e as experi?ncias exitosas, gerando processo virtuoso.

 

DEVOLTA PRA ESCOLA

O projeto parte do princ?pio de que a Educa??o ? o melhor caminho para transforma??o do sujeito e o meio onde est? inserido, por?m ? fundamental a parceria entre Escola e Fam?lia, pois juntos formar?o futuros cidad?os cr?ticos e participativos. A Educa??o est? enfrentando um problema s?rio, que vem comprometendo todo o trabalho das escolas e a forma??o de nossos alunos nos aspectos cognitivos, afetivos e social, que s?o as faltas escolares.

A Secretaria Municipal da Educa??o desenvolve o projeto num trabalho ? realizado em rede, com apoio de outros setores p?blicos como a Sa?de, Assist?ncia Social, Conselho Tutelar e Promotoria.

O Projeto tem como objetivos melhorar a frequ?ncia escolar dos alunos e, consequentemente, prevenir dificuldades de aprendizagem, indisciplina, evas?o escolar dentre outros. Por isso ? necess?rio fazer com que algumas fam?lias entenderem sobre a import?ncia de encaminhar seus filhos ?s escolas assiduamente, para o melhor desenvolvimento na sala de aula.

Como a frequ?ncia dos alunos ? um problema complexo que est?o al?m dos muros escolares, esta semana o Conselho Tutelar estar? realizando uma Campanha Projeto de Volta para Escola, onde estar?o atendendo aos pais dos alunos faltosos com o objetivo em conscientiz?-los sobre seu dever e direito da crian?a ? Educa??o.

         O Termo de Responsabilidade que est? sendo entregue para que os pais leiam e assinem, lembra que ? direito da crian?a e dever dos pais, de acordo com o Estatuto da crian?a e do Adolescente (ECA), no cap?tulo IV, onde trata do direito ? educa??o, ? cultura, ao esporte e ao lazer. A crian?a e o adolescente t?m direito ? educa??o, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerc?cio da cidadania e qualifica??o para o trabalho.

         Por outro lado, o artigo 246 do C?digo Penal, caracteriza como abandono de intelectual deixar de enviar os filhos ? escola sem uma justa causa. A pena pode variar de quinze dias a um m?s de deten??o.

Fonte: Reconhecimento

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