Terça-feira, 20 de setembro de 2022
Com nota 7,1, cidade está empatada com Lobato
Ouvir matéria
Mandaguari conquistou a 4ª melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), em 2021, considerando as cidades da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
A cidade registrou nota 7,1, empatada com Ivatuba (7,1), à frente de Lobato (7,0) e atrás de Ourizona e Atalaia (ambas com 7,2).
O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), garante a 15ª posição a Mandaguari no ranking das 399 cidades paranaenses. Mandaguari surge empatada com outros quatro municípios: Ivatuba, Medianeira, Rio Negro e Sertaneja.
A nota do Ideb representa uma queda de 6,5% em relação à avaliação anterior, de 2019, quando o município atingiu a nota 7,6. "7,1 é uma nota excelente em tempos de pandemia. Estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido pelos nossos professores", afirma a secretária municipal de Educação, Selma Bertolini.
Segundo a prefeita Ivonéia Furtado, o período da pandemia influenciou na nota obtida. “Mandaguari, assim como outras cidades do Brasil, enfrentou dificuldades durante a pandemia. Porém, temos uma equipe unida e professores muito capacitados para seguirmos com bons resultados nas próximas avaliações do Ideb”, afirma a prefeita Ivonéia Furtado.
Mandaguari, segundo a chefe do Executivo, vai manter ações para o desenvolvimento de uma educação de igualdade e qualidade. “Nossa proposta é seguir investindo na qualificação dos professores e funcionários, alimentação saudável, transporte e aquisições de material escolar e pedagógico”.
Realizado a cada dois anos, o Ideb é um índice do Ministério da Educação (MEC) que avalia o conhecimento dos alunos em português e matemática, além de considerar as taxas de reprovação em cada localidade.
AVANÇOS – Conectada à inovação e tecnologia, a gestão municipal adquiriu 110 computadores para a rede municipal de ensino. As aquisições, que iniciaram em 2021, representam um investimento de R$ 409.259,59 de recursos próprios.
As aquisições, que melhoraram o acesso à informação e ofertam educação qualidade, beneficiaram mais de 1.800 alunos. Os equipamentos foram destinados a salas pedagógica e de informática, além dos setores administrativos de escolas e Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs).
A valorização dos profissionais da educação também é outra frente importante para o município. "Mandaguari garante, atualmente, o piso nacional a todos os professores da rede municipal", lembra Ivonéia.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Mandaguari confirma PSS para formar cadastro de reserva em 12 cargos na Educação
Administração Municipal Inaugura quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Bom Pastor
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h