Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Balanço revela que cidade é a 2ª mais desenvolvida da região; no Paraná, a 15ª
Ouvir matéria
Mandaguari ocupa a 62ª posição entre os 5.212 municípios brasileiros no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) referente ao ano de 2023. Com índice geral de 0.843, a cidade se enquadra na faixa de desenvolvimento alto. O dado também coloca o município na 2ª colocação entre as cidades da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e na 15ª posição entre as 399 cidades paranaenses.
O IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), utiliza dados oficiais dos Ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. O índice varia de 0 a 1 e busca retratar a qualidade da gestão pública a partir de três eixos estruturantes do bem-estar social.
Entre as primeiras 100 colocadas, Mandaguari revela estabilidade nos indicadores, o que aponta para a continuidade de políticas públicas que atendem a áreas fundamentais para a população.
Segundo a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, o balanço demonstra que a gestão tem feito investimentos adequados para qualificar a educação infantil, ampliar o acesso à saúde e oferecer oportunidades econômicas.
“Quero agradecer a todos os servidores que colaboraram para que a cidade atingisse essa marca e seguisse cada vez melhor. Justamente quando completamos 88 anos, recebemos o presente que é essa posição no ranking”, comentou a chefe do Poder Executivo.
DADOS – O reflexo desses esforços aparece no índice de Emprego & Renda, em que a cidade alcançou 0.9584, desempenho considerado de desenvolvimento alto no índice geral. Na área de Educação, Mandaguari obteve 0.8503, também dentro do desenvolvimento alto, enquanto o indicador de Saúde ficou em 0.7230, dentro da faixa de desenvolvimento moderado.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h