Terça-feira, 01 de julho de 2025
Reconhecimento valoriza tradição, qualidade e impulsiona o desenvolvimento cafeeiro
Ouvir matéria
O café de Mandaguari recebeu, nesta terça-feira (1?), o selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento torna o café produzido na cidade e na região o 20º produto paranaense a receber o selo, que valoriza a origem, a qualidade e a reputação de produtos ligados a territórios específicos.
O processo de certificação envolveu diálogo e ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Sebrae/PR, pela Associação dos Produtores de Café de Mandaguari, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e contou, também, com o apoio dos produtores locais.
Para a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, a certificação representa uma vitória para toda a cidade: “O café faz parte da história e da identidade de Mandaguari, e agora temos o único café do Estado com a Indicação Geográfica por denominação de origem. É o resultado do trabalho incansável dos nossos produtores, que acreditam na terra, na qualidade e na tradição. Como Capital do Café, esse selo coloca Mandaguari, ainda mais, em destaque no cenário agrícola e nos enche de orgulho”, afirma.
“Esse selo é motivo de orgulho para Mandaguari. Reforça o valor do nosso trabalho no campo e abre portas para novos mercados. É a prova de que investir na agricultura familiar e em produtos com identidade dá resultado”, destaca o presidente da Associação dos Produtores de Café de Mandaguari, Fernando Rosseto.
QUALIDADE E TRADIÇÃO - Mandaguari é reconhecida oficialmente como Capital do Café do Norte Central do Paraná. Com uma produção que se destaca pela excelência dos grãos e pelo compromisso com a qualidade, o município integra, junto com Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul e Marialva, a área geográfica protegida pelo selo da IG.
Além da produção, a cidade também investe em turismo rural, com destaque para a Rota do Café, que permite aos visitantes conhecer todas as etapas da cafeicultura — da lavoura à torra.
Segundo Rosseto, pesquisas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apontam que o café da região possui características únicas. "Um microrganismo natural preserva os açúcares dos grãos, garantindo notas sensoriais mais doces, com toques de chocolate, caramelo e frutas vermelhas", explica.
RELEVÂNCIA - Com a inclusão do Café de Mandaguari, o Paraná alcança 20 produtos com o selo de IG reconhecido, mantendo-se como o 2? estado com mais registros no país, atrás apenas de Minas Gerais. Entre os produtos paranaenses com IG estão a goiaba de Carlópolis, a cachaça de Morretes, o melado de Capanema, o mel da região Oeste e o barreado do Litoral.
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Mandaguari recebe 2ª fase dos Jogos Abertos do Paraná neste final de semana
Mandaguari começa com mais de 26 vagas de emprego; veja lista completa
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h