Mandaguari foi o primeiro município brasileiro a aderir ao Programa Mais Médico do Governo Federal , é um dos primeiros a ter o médico atuando no sistema municipal de Saúde.
O médico Dr. Nei Muriel Rezende texeira, é formado na Espanha e atuava há sete anos em Portugal. Ele explica, que seu registro provisório no Conselho Regional de Medicina, é pelo período de 3 anos, o tempo que dura o contrato com o programa, nesse período o médico, deve cursar pós graduação em Atenção Básica deve atender exclusivamente o Programa Mais Médico.
Ele ainda conta que todos os médicos do Paraná, veiculados ao Programa, são tutoriados pelos médicos da Universidade Federal do Paraná, a quem enviam relatórios e prestam contas do programa.
O médico encontrou algumas diferenças nessa primeira semana atuando na Clínica da Mulher e da Criança, como os tipos de atendimentos rotineiros e a forma como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele conta que em Portugal, o tratamento e os medicamentos são 50% custeados pelo governo e outros 50% pelo próprio paciente. Diferente do Brasil, onde tudo é custeado pelo Estado.
Outro ponto de destaque para o médico recém chegado, foi a recepção carinhosa da população. Segundo ele, o brasileiro é muito receptivo e carinhoso, e já avisa que a intenção é permanecer no país, após os três que prevê o programa.
Mas quem tem motivos mesmo, para comemorar a chegada do novo médico é a população, que ganha reforço na saúde. A Dona Maria Gervásio e o esposo foram atendidos pelo Dr. Texeira, não pouparam elogios ao novo médico e também ao programa: " é muito bom, eu consegui uma consulta no mesmo dia, antes demorava três, quatro dias. E ele é muito bacana, educado, explica tudo pra gente", afirmou a aposentada.