Segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Prefeitura explica como usar o Programa ?Aqui tem Farm?cia Popular?
Ouvir matéria
Em agosto de 2013, a Prefeitura Municipal de Mandaguari aderiu ao Programa do Governo Federal “Aqui tem Farmácia Popular”, promovido pelo Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar a distribuição de remédios e atender a demanda do município.
Os medicamentos para hipertensão e diabetes pertencentes à lista da Farmácia Popular são gratuitos, lembramos que para retirar os medicamentos o próprio usuário da receita médica deverá estar como CPF, RG e a receita em mãos. Pessoas com mais 70 anos ou acamadas podem escolher por procuração alguém para retirar em seu nome fazendo necessário apresentar na retirada da medicação documentos pessoais do procurador RG, CPF e receita do usuário.
Existem outros medicamentos pertencentes à lista da Farmácia Popular que possui descontos de até 90%. O município possui quatro farmácias credenciadas ao programa, sendo elas: Master Farma, Droga Mais, Farma Útil e Happy Farma. Além das farmácias, os remédios são distribuídos na Secretaria Municipal de Saúde e alguns medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde.
REMÉDIOS
Durante a semana, a Prefeitura Municipal de Mandaguari recebeu algumas críticas devido à falta de medicamentos na Secretaria de Saúde. Segundo Marcia Serafini, diretora de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está providenciando a aquisição de mais medicamentos por licitação e pelo Consórcio Paraná Saúde. Os demais remédios da média e alta complexidade são realizados via governo estadual, o que pode acarretar atraso por conta da demora do processo de carência para validação do mesmo.
“Lembramos que os medicamentos prescritos deverão constar na REMUME, Relação de medicamentos municipais de acordo com a Resolução CNS 338/2004”, comentou Márcia.“Para obtenção dos medicamentos, temos que seguir um protocolo nacional e trâmites da administração pública. Atrasos imprevistos acontecem, estamos tentando regularizar a situação o mais breve possível, no intuito de ofertar melhorias na qualidade e na assistência farmacêutica”, finalizou.
Ainda de acordo com a diretora, as pessoas hipertensas e diabéticas podem buscar a Unidade Básica de Saúde para participar do grupo do HIPERDIA para ser acompanhadas. Para o prefeito Romualdo Batista, “o investimento na área de saúde têm sido constante, mas existem situações que não depende só da gente”.
Fonte: Mandaguari possui 4 farmácias credenciadas. Remédios são distribuídos gratuitamente em alguns casos
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Mandaguari começa a semana com 38 vagas de emprego; confira a lista
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h