Sexta-feira, 06 de dezembro de 2013
Munic?pio se re?ne com DER e VIAPAR
Ouvir matéria
Na tarde desta sexta-feira (06), o prefeito Romualdo Batista recebeu no gabinete da Prefeitura Municipal de Mandaguari o presidente da VIAPAR Marcelo Stashow, o coordenador do DER (Departamento Estradas e Rodagem) Osmar Lopes e o coordenador da região metropolitana de Maringá João Carvalho, para discutir sobre assuntos de interesse público relacionado à obra do contorno sul.
Estiveram também presentes na reunião o presidente da Câmara de Veadores Jocelino Tavares, os vereadores municipais Rodrigo Sosa, Vilma Pavani, Nilton Botti, Adilson (Zé Galinha), Pedro Ricieri, Aroldo Silvestre e Jorge do Alambique, acompanhados de Antonio Galera, presidente do Sindicato Rural Patronal e Paulo Paggi representando os agricultores, Vilmar Sebold – presidente da COCARI e os secretários municipais Geraldo Sincero (Agricultura) e Elvis Cássio de Souza (Urbanismo, Obras e Serviços Públicos).
A principal pauta da reunião foi um ofício entregue pelos vereadores da Câmara Municipal de Mandaguari à VIAPAR, pedindo explicações sobre o aterramento no local onde seria feito uma trincheira, no trecho da BR-376 que cortará a estrada Promessa. De acordo com Antônio Galera, o fato preocupou muitos agricultores e moradores que usam da estrada para o trabalho. “A impressão que se dá é que nada será feito”.
Vilmar Sebold, presidente da Cocari, afirmou que se o que foi combinado não acontecer, os moradores rurais farão de tudo para embargar a obra. “Não dá pra começar uma obra que está errada e depois precisar refazer tudo. E a COCARI tem interesse que tudo seja cumprido, direta e indiretamente, pois são nossos cooperados que terão problemas no futuro”, relatou.
De acordo com João Carvalho, coordenador da região metropolitana de Maringá, o contorno não será inaugurado se não estiver estabelecido tudo do que foi prometido e combinado. “O trecho que corresponde ao contorno só será liberado se a obra estiver completa. Faremos o possível para acelerar essa homologação junto ao Governo do Estado.”
Pelo lado da VIAPAR, O presidente Marcelo Stashow, explicou que o aterramento foi feito devido a um pedido dos próprios agricultores em aumentar o tamanho da passagem pela trincheira de 5 para 7 metros. “O pedido foi feito e concordamos, mas precisamos da autorização e homologação dessa mudança. E para não atrasar as obras, decidimos continuar sem a trincheira, para depois fazê-la novamente. A burocracia se faz necessária, porém atrapalha um pouco”, declarou.
Ainda segundo o presidente, a VIAPAR garante que independente de trâmite administrativo, a trincheira da estrada Promessa será feita em janeiro de 2014.“Estou aqui assumindo este compromisso com vocês, pois o que faltou foi comunicação. Em janeiro começaremos a implantar esta trincheira na estrada Promessa. Os moradores e a população, principalmente da zona rural, não tem com o que se preocupar, pois tudo será feito”, relatou Marcelo. Ainda segundo o presidente da VIAPAR, além da trincheira, que conforme ofício que será entregue à Câmara Municipal de Mandaguari, começará suas obras em janeiro de 2014, mais dois viadutos serão feitos nas estradas Rochedo e Keller.
ACIDENTES NA PR 444
A principal preocupação das autoridades e representantes locais, é que os moradores e agricultores que usam estrada Promessa, passem pelas mesmas dificuldades que a população rural da estrada Alegre tem, na PR-444.
“Direto temos acidentes no trecho que corta a estrada Alegre, pois é um local perigoso e muitas vidas já foram perdidas ali. Queremos evitar que o mesmo aconteça na Promessa, por isso que essa obra (o contorno) não pode ser inaugurada sem a trincheira”, declarou o vereador Nilton Botti. Ainda segundo o vereador, a VIAPAR tem até 2017 para resolver o problema da PR-444.
O prefeito Romualdo Batista agradeceu o apoio dos vereadores e da comunidade em geral, além da presença das autoridades municipais e estaduais. “O importante é que a população, especialmente os agricultores, não seja prejudicada nessa obra. Mandaguari lutou muito para o que o contorno saísse do papel, mas não adianta também resolver um problema e arrumar outro. Mas tenho certeza que tudo será resolvido”, concluiu o prefeito.
Fonte: Principal assunto da reunião foi a trincheira e viadutos do contorno. População cobra o que foi combinado.
Mandaguari convoca 33 candidatos aprovados em Processos Seletivos Simplificados
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h