Quinta-feira, 09 de janeiro de 2014
Munic?pio se re?ne com APP Sindicato, professores e educadores municipais
Ouvir matéria
Na manhã nesta quinta feira (09), o prefeito Romualdo Batista recebeu no gabinete da Prefeitura Municipal de Mandaguari, representantes da APP Sindicato, professores e educadores municipais. Estiveram presentes também na reunião, o assessor de assuntos educacionais José Ricardo Donati Corrêa, a procuradora jurídica Andréia Cristina Marques Campana e a secretária de educação do município Adenise Batista.
Dentre os assuntos abordados na reunião, o principal foi o reajuste do salário dos professores municipais para o ano de 2014, proposto pelo Ministério da Educação, que será de 8,32 %. “O Sindicato tentou negociar um reajuste em torno de 12%, o que é inviável pra gente hoje, devido aos compromissos que temos na área educacional como um todo”, destacou José Ricardo.
Ainda de acordo com o assessor, o município não pode assumir um compromisso e depois não honrar os pagamentos. “Quase 95 % dos recursos do FUNDEB são destinados aos salários de professores, educadores e funcionários. Mandaguari possui uma grande rede de atendimento, uma das maiores do Estado em proporção, e temos que nos esforçar buscando sempre a valorização dos trabalhadores da educação, no entanto sem perder o equilíbrio financeiro”, comentou.
A secretária de Educação, Adenise Batista, entende a reivindicação e sabe que os valores atuais estão aquém do que é ideal e justo para a classe. “Se fosse por vontade nossa, os professores merecem muito mais que 12 % de aumento, mas a realidade mostra que como gestores, temos que trabalhar com responsabilidade, dentro do que podemos oferecer”.
O secretário de assuntos municipais da APP Sindicato Estadual, Edilson de Paula, compreendeu os motivos do reajuste mínimo proposto, e deixou claro que é a APP que responde pelos assuntos relacionados à educação. “Mandaguari é uma das cidades mais antigas filiadas ao Sindicato e qualquer reivindicação dos professores, deve ser passado a nós”.
Edilson ainda comentou que a classe não vai desistir do que ela acha de direito, porém entende que o município não pode comprometer o seu orçamento. “Esperamos que neste primeiro quadrimestre, seja comprovado por meio dos números a possibilidade do executivo ir além desta proposta”, concluiu.
O prefeito Romualdo Batista confirmou que a partir de janeiro os professores e educadores terão um reajuste de 8,32 % em seu salário base. “O projeto de Lei do executivo será enviado semana que vem à Câmara Municipal para que seja debatido entre os vereadores”. E ainda ressaltou que nos próximos meses o município irá ampliar o percentual de hora-atividade, que atualmente é de 20% da carga horária.
Romualdo agradeceu a presença de todos os professores e representantes da APP e deixou as portas da prefeitura abertas para outras reuniões, ressaltando a importância das reivindicações do Sindicato. “Respeito e muito a posição da classe, pois ser professor é mais que uma profissão. Porém, infelizmente, temos nossos limites e não posso assumir um compromisso no qual não sei se posso cumprir. Mas a luta e a busca é legítima”, destacou.
Ao final da reunião, foram colocados outros assuntos em pauta, como plano de carreira, imposto sindical, hora-atividade, entre outros. A presidente do Núcleo Sindical da APP, Maria Inês Teixeira, reforçou que é a APP quem cobra, representa e busca as reivindicações para os profissionais da educação.
Fonte: Principal assunto foi o reajuste no salário da classe, que será de 8,32% a partir de janeiro.
Mandaguari convoca 33 candidatos aprovados em Processos Seletivos Simplificados
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h